o som e a furia

Páginas: 5 (1239 palavras) Publicado: 15 de maio de 2014
A estrutura original do romance é dividida em quatro partes. Os principais personagens são os irmãos Benjy, Jason, Caddy e Quentim.

A primeira parte do romance é narrada por Benjy, um retardado mental de trinta e três anos, sem o domínio da fala.

O irmão mais velho Quentin, considerado como a esperança de redenção para a família quando foi enviado para estudar em Oxford, patrocinado pelavenda do terreno da família para um campo de golfe, é o narrador da segunda parte do romance, onde o nível de dificuldade para o entendimento do leitor é semelhante ao do início, devido à mistura de fantasia e realidade deste personagem. Quentin alimenta um amor obsessivo e incestuoso por Caddy que o levará a um trágico fim, após o casamento da irmã. A filha bastarda de Caddy se chamará tambémQuentin em homenagem ao irmão. 

A terceira parte é narrada de forma linear por Jason, último descendente da família e responsável por cuidar da mãe hipocondríaca, Benjy e Quentin (filha de Caddy). Somente nesta parte conseguimos entender de forma clara as relações entre os irmãos e o caráter promíscuo da irmã e sobrinha. O sádico Jason, no entanto, é o maior símbolo da decadência dos Compson. A quarta e última parte é constituída por um narrador indireto, o próprio Faulkner, que ressalta a rotina de trabalho da velha criada negra Dilsey e seu filho Luster, inteiramente responsável por cuidar de Benjy. Fica caracterizado o contraste entre a fraqueza de caráter dos patrões e a firmeza moral de Dilsey que, apesar de ser tratada ainda como escrava, consegue manter a cega lealdade àfamília Compson, ou o que restou dela.











Como foi dito, são quatro os narradores, sendo três irmãos: Benjy, o “idiota” que não fala e cuja narrativa é marcada pelos sentidos, principalmente o olfato – “Ela pegou na minha mão e corremos pelas folhas barulhentas e cheias de sol. Subimos os degraus, saímos do frio claro e entramos no frio escuro. (…) Caddy tinha cheiro de árvore”²;Quentin, irmão de Benjy e aluno de Harvard, tem como temas principais o Tempo e o amor incestuoso pela irmã – “Porque o pai disse que os relógios matam o tempo. Ele disse o tempo morre sempre que é medido por pequenas engrenagens; é só quando o tempo para que o tempo vive”²; Jason, o irmão desprezível e cheio de ressentimento, que possui uma narrativa mais fácil e luta contra o tempo e a falência; porúltimo, um narrador onipresente. E para as quatro narrativas, há um centro: a menina dos olhos de Faulkner, Caddy, irmã de quem todos, inclusive Benjy, exige o impossível: pureza e inocência.
Numa escala menor, “O Som e a Fúria” parece abordar diversos e interessantes temas: incesto, suicídio, doença metal, família, conflitos raciais, situação histórica do sul dos Estados Unidos, o velho e onovo, e outros. Nesses pontos, há uma grande e divergente fortuna crítica, com interpretações que privilegiam um ou outro tema. Já numa escala maior, acredito que a interpretação da obra como uma “tentativa de comunicação ideal (…), uma luta para superar os limites gramaticais e pragmáticos da linguagem e para aniquilar a distancia entre escritor e leitor”¹ seja bem mais abrangente e apurada.Partindo desse ponto de vista, Caddy seria a tentativa de personificação do leitor ideal. Aquele de quem se exige uma pureza  impossível, no sentido de conseguir alcançar a intenção do autor sem fazer suas próprias inferências, sem “deturpar” o sentido do texto com sua visão de mundo particular, alheia ao autor. Benjy chora quando Caddy usa perfume, ou seja, quando elimina seu cheiro natural de árvorecom algo artificial, que não lhe é próprio. Não só isso: Caddy é a única que lhe dedica atenção e que consegue entende-lo com perfeição, sempre adivinhando o que ele quer. Sem Caddy, a comunicação de Benjy é incompleta³, ele não consegue se expressar, está sempre “tentando dizer”².
Já o amor incestuoso de Quentin seria o “equivalente, em termos de comunicação, a não transmissão da mensagem (do...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Som é fúria
  • Visão , Som e Furia
  • análise do filme som e furia
  • Visão, som e fúria
  • Visão, Som e Furia
  • Resenha sobre o filme som e fúria
  • furia
  • Furia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!