Resenha Biografia TIM MAIA

Páginas: 5 (1080 palavras) Publicado: 20 de outubro de 2014


O livro VALE TUDO - O Som e a Fúria de Tim Maia, de Nelson Motta, editado pela Objetiva em 2007, é uma biografia direcionada a público amplo - todos os amantes de boa música e da história musical brasileira.
Nelson Cândido Motta Filho,  nascido em São Paulo,  em 29 de outubro de 1944, foi morar no Rio de Janeiro com apenas 6 anos de idade, é um jornalista,  compositor,  escritor, roteirista, produtor musical e letrista. Posteriormente, a biografia de Tim Maia, o autor biografou também Glauber Rocha e escreveu ainda vários outros títulos como: Noites Tropicais", os romances "Ao Som do Mar e à Luz do Céu Profundo", "O Canto da Sereia" e "Bandidos e Mocinhas", o livro de histórias "Força Estranha" que mistura ficção e realidade. E também escreveu "Nova York é aqui", todos pela editoraobjetiva, além de "Memória Musical", pela editora Sulina, dentre outros.
Só um autor como Nelson Motta, amigo pessoal e que trabalhou junto com o biografado, para poder colocar nas páginas dessa obra toda fúria do Tim Maia doBrasil, como Sebastião Maia, o Tim Maia, se auto-intitulava.
O livro tem o claro objetivo de mapear a vida de Tim Maia, pontuando os momentos criativos e talentososdo biografado, sem pudor algum de detalhar da mesma forma, os altos e baixos da vida pessoal conturbada de Tim.
Dessa forma, o autor organiza a obra em 29 capítulos e inicia a narrativa com a ida muito jovem de Tim aos E.U.A. , ainda com 17 anos, sem um local certo para ficar, somente com o endereço de um americano que havia passado pelo restaurante de seu pai na Barra da Tijuca, no Rio deJaneiro, e só com 9 dólares no bolso.Tim bateu cabeça mas achou a família americana que procurava, foi acolhido como filho e um ano depois deixou o certo e foi atrás do duvidoso, indo morar sozinho com amigos durante o frio inverno estadunidense.
Ficar solto e sem rumo pelos E.U.A, morando em diversos lugares, foi fundamental para o músico, já que assim ele conheceu de perto não só o Rock andRoll americano, mas principalmente o rhythm and blues e o soul, dois gêneros que ele introduziria no Brasil anos mais tarde. Acabou preso e deportado. Contou mentiras na volta, para não assumir que foi deportado e voltou sem um dólar, dizendo que suas malas e presentes para todos sumiram no avião.
De novo no Brasil, viu que os músicos que dispensara de seu grupo, nos tempos em que cantava embares da Barra da Tijuca antes de viajar, haviam se tornado sucesso, como Roberto Carlos e Erasmo Carlos, e sacudiam o país com a Jovem Guarda na TV. Dessa forma, deixou sua cidade natal, o Rio de Janeiro e foi para São Paulo atrás do seu espaço.

A fama de encrenqueiro e maconheiro, segundo os relatos de Nelson Motta, atrapalhou várias vezes. Outra fama (que ele fazia jus) era que faltava a váriosshows e não tinha papas na língua. Morando em São Paulo, passou tempos difíceis onde tentava colocar na cabeça dos músicos da época o o rhythm and blues e o soul, levemente misturados a uma batida brasileira. Porém, os músicos não entendiam o que Tim queria fazer musicalmente, e ele se debatia, pois chegava a conclusão de que ninguém entendia estes dois gêneros musicais no Brasil de então.
Mas osucesso só veio com a gravação de uma música de Tim, Não vou Ficar, por Roberto Carlos. Enquanto isso, ele continuava morando de favor em São Paulo com um cantor de sucesso da época, via meninas entrarem e saírem dos quartos do amigo e de seu produtor, várias, diariamente. Mas nenhuma queria ficar com o gordinho, pobre e desconhecido. Nem por favor, nem por dinheiro.
Os dois amigos viajaram,Tim saiu do sofá e assumiu um quarto onde um cartaz grande trazia uma mulher saindo do mar, assim ele escreveu uma música: Azul da cor do mar e, finalmente, ficou conhecido no país todo com uma canção cantada por sua voz. Mas a parte mais engraçada era: “ Na vida a gente tem que entender, que um nasce pra sofrer, enquanto o outro ri”. Essa parte do grande hit de Tim se referia a ele sofrendo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Biografia Sociológica de Tim Maia
  • Biografia Tim Maia
  • Resenha livro Tim Maia
  • Tim Maia
  • TIM MAIA
  • Tim Maia
  • História de Tim Maia
  • Bibliografia Tim Maia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!