O Ser Politico

Páginas: 8 (1823 palavras) Publicado: 24 de novembro de 2013
UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE JOINVILLE – UNIVILLE
DEPARTAMENTO DE DIREITO









O SER POLÍTICO




LEONARDO FRAGA PHILLIPPS
THIAGO LUIZ DA SILVA
PROFESSORA MARLENE FEUSER WESTRUPP
Metodologia da Pesquisa

Joinville - SC
2013
Sumário
Conteúdo

7. Referencias .....................................................................................................9O “Ser Político”: a importância da política.
Leonardo Fraga Phillipps1
Thiago Luiz da Silva2

“A vida em sociedade é uma necessidade fundamental da natureza humana” 3

Resumo: Este artigo tenta demonstrar a importância da política em nossas vidas, identificando os erros que cometemos e mostrando os benefícios da participação efetiva de todos os atos que influenciam otodo social.
Abstract: This article attempts to demonstrate the importance of politics in our lives, identifying the mistakes we made and showing the benefits of effective participation of all acts that influence the social whole.
Palavras-chave: Política – Direito – Voto

1. O mito de Platão e a busca pela verdade

É da natureza do ser humano ser político, e para um dos principais povos daantiguidade, os gregos, ser político era algo no quais todos deveriam se dedicar. Para explicar essa ideia o grande filósofo grego Platão cria o Mito da Caverna, havia uma caverna onde homens se encontravam presos uns aos outros e todos estavam de costas para a abertura da caverna e a sua frente sombras do exterior da caverna se projetavam a sua frente e esses homens como nasceram nesta situaçãoachavam que aquelas imagens fossem os objetos reais da existência.
Certo dia um dos homens presos consegue se soltar, caminhando pela caverna descobre a saída e vendo a luz muito forte que vinha de fora decidiu se arriscar, quando viu a realidade exterior se espantou com a verdade por trás das sombras que ele conhecera desde pequeno. Ele então retorna para contar o que descobriu para seuscompanheiros mas acaba sofrendo uma grande frustração , acaba sendo taxado de louco e é considerado alienado pelos outros pois para os outros a única verdade era aquela que se projetava em sombras no fundo daquela caverna .
Esse mito nos mostra que para sermos seres políticos de verdade devemos ir à busca da verdade mesmo que este seja um caminho com dificuldades e grandes desafios. E quando acharmosessa verdade devemos compartilhar com os outros de nossa sociedade mesmo que em princípio relutem em nos ouvir pois só assim deixaremos de ser acomodados com as situações e ir à busca do melhor para a sociedade é ser político , afinal está em nossa natureza viver em sociedade e desde que acordamos até a hora que vamos dormir estamos sendo políticos mas muito poucos praticam está política de formabenéfica para todos , mas para isso devemos nos livrar das amarras que obscurecem a nossa visão da verdade .
2. Política segundo Aristóteles

  A origem da palavra política é Grega e foi utilizada por vários filósofos e escritores da Grécia antiga. Entretanto o de melhor compreensão foi escrita por Aristóteles. Segundo o filósofo o homem é um animal político, pois necessita da companhia de outraspessoas, ou seja: refere-se à vida comum, as regras de organização dessa vida, os objetivos da comunidade e as decisões sobre todos esses pontos. Portanto, é possível afirmar que é real a necessidade do homem de participar politicamente para ser realmente um ser humano, no sentido de que este é um ser que se relaciona com os outros, e só tem sentido seu existir se assim o for.
3. Como as pessoasveem a política

Infelizmente pra muitos a política é visto como algo ruim, onde todo político é corrupto e nada ira mudar isso e acabam "jogando" o seu voto fora porque acabam votando em qualquer opção muitas vezes mal preparada para assumir um cargo que represente a sociedade.
Para os cidadãos o raciocínio que vale é o “ainda que nos esforcemos, nada irá mudar” e culpam o outro pelos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O ser Politico
  • a ser humano como ser politico
  • O conceito de ser político em aristóteles
  • O homem como ser político
  • ser cristão politico
  • O homem como ser social e político
  • O ser político: Valores morais e éticos
  • Ensino Religioso e Formação do Ser Político

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!