a ser humano como ser politico

Páginas: 7 (1554 palavras) Publicado: 2 de setembro de 2014
O ser humano como ser politico
Claudia Korol

Nascer é um ato político. É o primeiro gesto de curiosidade e de autonomia frente ao mundo pré-estabelecido em que chegamos.

Não me refiro ao nascimento biológico, mas a esse momento em que, em sua relação com a comunidade, o ser, saído do ventre de uma mulher, começa a humanizar-se, a socializar-se, a criar vínculos que constituem seusdesejos, suas práticas, suas idéias e crenças, seus projetos individuais e coletivos. Pode-se assumir como filho ou filha, quando uma mulher se assume como mãe, ou um varão como pai (com independência de havê-lo ou havê-la gestado). Assume-se como ser humano quando se reconhece na comunidade que o recebe, e nela compartilha e cria identidade, linguagem, usos e costumes, cultura.

É na vida cotidianaonde se produzem os gestos políticos que organizam essas relações. Serão experiências de subordinação ou de liberdade, de competição ou de cooperação, de domesticação ou de rebeldia. Será a família a instituição primária que regulamenta uma maneira de humanizar-se ou será a comunidade. Será a pertença a um povo invadido, como quem nasce politicamente no contexto atual do Iraque. Será a indignação dequem, no coração dos EUA, rejeita a pertença à cultura hegemônica. Será a experiência de quem nasce no seio dos povos originários de Nossa América, avassalados pelo saque e genocídio colonial e neocolonial. Ou será a alienação de quem encontra sua identidade ao espelhar-se nos opressores...

Não será o mesmo socializar-se como mulher do que como homem, como heterossexual ou como travesti,lésbica ou homossexual, como branco ou como negro ou indígena.

Cada identidade assumida no processo de nascer como pessoa é um ato político, sejamos ou não conscientes dessa dimensão fundante de nossa subjetividade. Estejamos ou não claros do momento que Bertold Brecht chamou de “alfabetização política”.

É tão político assumir a domesticação que, a partir do poder, se exerce para gerar a ficçãohomogeneizante, ao redor de um padrão cultural burguês, imperialista, racista, xenófobo, patriarcal, guerreiro, como se erguer frente a essa hegemonia. É político reproduzir o consenso conservador, transformado em “senso comum”, e também questionador a partir de uma pedagogia emancipatória da trama na qual a dominação busca perpetuar-se, ao tempo em que se exercem buscas de criação de novossentidos.

Nessa perspectiva, ser humanos ou humanas significa localizar-nos no conjunto de relações sociais, de maneira que reproduzamos a cultura que oprime e disciplina os corpos, idéias e desejos, ou que promovamos com nossas vidas a emancipação coletiva e individual, a antecipação em nossas práticas do reino de liberdade neste mundo. Significa também uma atitude frente à natureza, que reproduza alógica depredadora e desintegradora que se reconhece no conceito de “exploração”, ou desafiar a criatividade, inventando uma maneira de viver no mundo que permita estabelecer relações de intercambio com o ambiente no qual nascemos e crescemos, evitando os riscos já evidentes de sua destruição, ou de torná-lo inabitável para a espécie humana.

Nos últimos anos, diferentes processos têm concorridopara a alienação da política nos movimentos populares. Sua deslegitimização é tal, que se torna “politicamente conveniente” chegar a listagens de candidatos eleitorais com artistas, esportistas, vedetes, humoristas, que tentam convencer-nos de que “não são políticos”, mas que seu compromisso está “com o povo”. Concorrem aí diversos fatores, como a derrota dos projetos revolucionários dos anos 60 e70, e a mutilação de gerações inteiras de lutadores sociais realizada pelas ditaduras; o descrédito das esquerdas, produzido diante da derrubada do campo socialista; a força que nos anos 80 cobraram a contra-revolução conservadora e as pregações do “fim da história”; e também, nos anos 90, as políticas de financiadoras e ONGs, que reverteram grandes recursos em “capacitações”, dirigidas aos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O SER HUMANO É UM SER SOCIAL
  • O Ser Politico
  • O ser Politico
  • O Ser Humano Um Ser Social
  • o ser humano e o significado de ser humano
  • QUEM O SER HUMANO
  • o ser humano
  • O que ser humano

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!