Just in time

Páginas: 7 (1530 palavras) Publicado: 24 de novembro de 2013


































3. FILOSOFIA EXUTA

De acordo com Slack, Chambers e Jhonston (2012) abordagem enxuta de gerenciar operações é fundamentada em fazer bem as coisas simples, em fazê-las cada vez melhor e acima de tudo eliminar todos os desperdícios em cada passo do processo. A Toyota Motor Company desenvolveu um conjunto de praticas que forammoldadas ao que atualmente denomina-se filosofia enxuta ou Just in Time.

Segundo Uhlmann (1997), posteriormente o conceito de JIT se expandiu, e hoje é uma filosofia gerencial que procura não apenas eliminar os desperdícios, mas colocar o componente certo, no lugar certo e na hora certa. As partes são produzidas em tempo de atenderem as necessidades de produção, ao contrario da abordagemtradicional de produzir para caso as partes sejam necessárias. O JIT leva a estoques bem menores, custos mais baixos e melhor qualidade do que os sistemas convencionais.


Na visão de Alvarez (2001, p. 321) JIT vai alem de simples técnicas de administração da produção. Sua abrangência acaba se tornando uma filosofia ampla, abrangendo e interagindo administração de materiais, pessoas, qualidade,organização do trabalho etc.


Três razões chave definem a filosofia enxuta: a eliminação de desperdícios, o envolvimento de todos e a melhora continua.


Eliminação de desperdício


A Toyota identificou sete tipos de desperdícios que podemos aplica tanto no seguimento de serviços como e manufatura – e forma a base da filosofia enxuta.

Superprodução – Produzir mais do que o e imediatamentenecessário para p próximo processo de produção é a maior fonte de desperdício.

Tempo de Espera – Eficiências de maquina de eficiência de Mao de obra são mediadas comuns para avaliar tempo de espera de maquina e Mao de obra respectivamente. Menos obvio é o tempo de espera de materiais, disfarçados pelos operadores, ocupados em produzir estoque em processo, que não é necessário naquele momento.Transporte – A movimentação de materiais dentro da fabrica assim como a dupla ou tripla movimentação do estoque em processo, não agrega valor. O melhoramento do arranjo físico tende a reduzir esse desperdício.

Processo – No próprio processo, pode haver fontes de desperdício. Algumas operações apenas em função de projeto ruim de componentes ou manutenção ruim que podendo, portanto, sereliminada.

Estoque - todo estoque deve ser um alvo para eliminação. Entretanto, somente podem-se reduzir os estoques pela eliminação de suas causas.

Movimentação – Um operador pode parecer ocupado, mas algumas vezes nenhum valor esta sendo agregado pelo trabalho. A simples simplificação do trabalho é uma rica fonte de redução de desperdício de movimentação.

Produtos defeituosos – O desperdíciode qualidade é normamente significativo em operações. Os custos totais da qualidade são muito maiores do que tem sido considerado, sendo, portanto, mais importante atacar as causas de tais custos.

Os 5 s
Segundo Slack, Chambers e Jhonston (2012) um dos elementos da filosofia enxuta é a terminologia 5 s originou-se no Japão e, embora a tradução seja aproximada, eles significam o seguinte epodemos considerar como sensos de:

1. Separe (Seiri) – Elimine o que não é necessário e mantenha o que é necessário.

2. Organize (Seiton) – Posicione as coisas de tal forma que sejam facilmente alcançadas sempre que necessário.

3. Limpe (Seiso) – Mantenha tudo limpo e arrumado; nenhum lixo ou sujeira na área de trabalho.

4. Padronize (Seiktsu) – Mantenha sempre a ordem e a limpeza –Arrumação perpetua.

5. Sustente (Shitsuke) – desenvolva o compromisso e orgulho em manter os padrões.


Os 5 s podem ser pensados como métodos de arrumação dos ambientes que estão envolvidos no processo produtivo isso leva a eliminar todos os desperdícios relacionados a incertezas, à espera, à busca por informações relevantes e assim por diante.


Tempo de atravessamento

Para Slack,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Just in time
  • just in time
  • Just in time
  • Just in time
  • Just in time
  • Just in time
  • Just in time
  • JIT

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!