O semeador e o ladrilho - Resumo

Páginas: 3 (724 palavras) Publicado: 18 de setembro de 2014
O SEMEADOR E O LADRILHADOR
FUNDAÇÃO DAS CIDADES A construção das cidades tinha como objetivo a dominação.
Portugal não cuidou de construir, planejar ou plantar alicerces ao contrário da Espanha.O método português tinha como base as feitorias, por causa das riquezas fáceis a alcance das mãos.

DOMINAÇÃO Cidades como meio local de poder.
Colonização espanhola caracterizou-se largamentepelo que faltou a portuguesa: Assegurar o predomínio militar, Econômico e Político da metrópole.
Portugal utilizou das feitorias para a defesa das terras coloniais, não havia necessidade de cidades.Território tipicamente de propriedades rurais.

TRAÇADO URBANO O traçado dos centros urbanos na América espanhola denuncia o esforço determinado de vencer a paisagem agreste.
O plano regular, aslinhas retas não nasce como idéia religiosa, mas como triunfo da aspiração de ordenar e dominar o mundo conquistado.
Verificar regiões saudáveis, abundância de homens velhos e de animais sãos,frutos e mantimentos sadios, céus claro e benigno, ar puro e suave.
Marina – abrigo, profundidade, capacidade de defesa do porto, quando possível o mar não bater na parte do sul ou do poente. Nãoescolher lugares demasiados altos, expostos aos ventos e de acesso difícil, nem baixo, que poderia ser enfermiços, mas uma altura mediana, descoberto para os ventos do norte e sul. Se houvesse serras, quefosse pela banda do levante e poente. Caso recaísse a escolha sobre a localidade à beira de um rio, ficasse ela de modo que, ao sair o sol, desse primeiro na povoação e só depois nas águas (p. 63).Praça - seria o local onde começaria a cidade. Quadrilátero – 2/3 do cumprimento para que pudesse correr cavalos em dias de festas.
Se a cidade fosse próximo ao mar: Praça começaria na área dedesembarque do porto.
Em zona mediterrânea – ao centro da povoação.
PLANEJAMENTO DA PRAÇA A forma da praça seria de um quadrilátero, cuja largura correspondesse pelo menos a dois terços do comprimento,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resumo
  • Resumo
  • Resumo sobre Ladrilho Hidraulico
  • ladrilhos
  • O SEMEADOR
  • O semeador
  • LADRILHO HIDRAULICO
  • ladrilho hidraulico

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!