Artigas

Páginas: 304 (75848 palavras) Publicado: 28 de abril de 2013
Apostila A Obra de Vilanova Artigas

Disciplina : Arquitetura e Urbanismo no Brasil

Prof. Marcos F. Gabriel

FCT UNESP Presidente Prudente





2.4. A pesquisa de projeto
Ao abandonar a orientação wrightiana de pesquisa, Artigas realiza alguns projetos como quem passeia com desenvoltura por diferentes possibilidades de pesquisa, veja-se, por exemplo, a casa L. C. Uchoa Junqueirade 1944 (fig.26). Esse é o espírito predominante em projetos de 1944:
Essa fase após o Warchavchik, esses três anos, foram os três anos de influência wrightiana, por assim dizer. Me intoxiquei com um monte de leitura, do Wright, etc. Li uma porção de coisas que não compreendi em toda a profundeza, porque pelo menos só vim a compreender muito mais tarde e que me levou a formularuma porção de obras. Mas é curioso que não somente o Wright atraía a atenção minha nessa ocasião, mas uma porção de arquitetos, cada um na sua fase. Houve uma época, logo depois de formado, que eu me lembro um dos primeiros nomes que me impressionaram, logo depois não, um pouco antes, dessa fase wrightiana, me impressionou muito o Gropius, por exemplo. E tem um conjunto de casas que eu fiz aqui,que são relativamente desconhecidas, algumas delas foram demolidas, e que tem um pouco um sabor meio alemão até; tanto esforço de formular o problema da residência. O jeito era ir buscar um aprendizado através das revistas, da leitura, das formulações teóricas, que você poderia ver nos livros que nós obtínhamos aqui em São Paulo, na época. (Artigas,1962,s/p.)

Artigas se refere aqui,provavelmente, ao conjunto de 4 casas para Jaime Porchat Queiroz Mattoso de 1944 (fig.27), cujas proporções das aberturas na fachada e do volume por sobre um discreto pilotis no abrigo de autos, lembram mesmo obras habitacionais de arquitetos alemães de entre guerras, sobretudo na dignidade e na elegância que confere a modestas casas geminadas. Esse conjunto apresenta já os agenciamentos sutis de cobertura,combinando laje de concreto e telhas de fibrocimento em uma água, que Artigas vai manipular com maestria
A casa Alfredo Machado Marques (Fig.29) e a casa Rivadávia Mendonça (fig.28), ambas de 1944, representam duas soluções para o mesmo problema, lotes com acentuado declive para os fundos. As diferenças são pouco sensíveis quanto à implantação e à organização, e se concentram numa, num aspectowrightiano, uma delicada imitação da casa Sturges de 1939 (Los Angeles), com um balanço em concreto armado aparente por sobre o muro de arrimo e a base de alvenaria de pedra, e, noutra, em superfícies revestidas, uma volumetria mais regular e pilotis no lugar do balanço, pilotis de proporções muito diversas das de LC. A casa Alfredo Machado Marques (fig.29), quiçá por imposições do cliente, é algoindecisa na direção a seguir, a cobertura do corpo principal em uma água não está bem proporcionada em relação ao conjunto.
Artigas realizou um estudo para a congregação de Santa Cruz (fig.30) que compreendia capela com torre sineira e casa paroquial em gleba no que hoje é o distrito industrial de Jaguaré mas que, em 44, era uma chácara. Os edifícios eram implantados bem à vontade segundorelevo e acessos e o caminho boscoso que os unia. Somente a casa paroquial (fig. 30) foi construída, uma elegante associação de tijolo e concreto aparecem com telhado de água única, sem os costumeiros balanços ou pilotis da AMB. Mais uma vez, os dois níveis da edificação agenciam cotas do terreno natural, se encaixando no relevo.
A casa de Benedito Levi (fig.31) apresenta a cobertura de uma água comtelhas de fibrocimento sobre laje de concreto. A concepção é de volume único e regular, cuja empena trapezoidal Artigas explora plasticamente, projetando um terraço em balanço a partir de uma linha de apoios constituída alternadamente por pilotis e por um muro que se prolonga para além do suporte do prisma cerrando o quintal, por assim dizer. A laje de piso do pavimento superior é uma delgada...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Artigas
  • Artigas
  • Artigas
  • Artigas
  • Artigas
  • Vilanova Artigas
  • Projetos ARTIGAS
  • Vilanova Artigas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!