Estradas

Páginas: 30 (7279 palavras) Publicado: 28 de abril de 2013
FACULDADES DE ENGENHARIA KENNEDY
ENGENHARIA CIVIL






NOTAS DE AULA



CONTRUÇÃO DE EDIFÍCIOS I




CANTEIROS DE OBRA





Elaboração: Prof. Dirceu Sasdelli Perez






BELO HORIZONTE 2012







































1. CANTEIRO DE OBRAS


1. DEFINIÇÃO

Canteiro de obra é a denominação genérica dadaao local onde serão desenvolvidas as diversas atividades necessárias à realização de uma obra de engenharia.

Definição conforme a NBR - 12.284: “conjunto de áreas destinadas à execução e apoio dos trabalhos da indústria da construção, dividindo-se em áreas operacionais e áreas de vivência”.

Definição conforme A NR-18 (Norma Regulamentadora nº18): “área de trabalho fixa e temporária onde sedesenvolvem operações de apoio e execução de uma obra”.

De acordo com Illingworth (1993), os canteiros de obra podem ser enquadrados dentro de um dos três seguintes tipos: restritos, amplos e longos e estreitos.





Os canteiros ainda podem ser divididos em canteiros:

Pequenos: Para até 15 trabalhadores;
Médio s: De 15 a 60 trabalhadores;
Grandes: Acima de 60 trabalhadores;

2.PLANEJAMENTO E ORGANIZAÇÃO DO CANTEIRO DE OBRAS




1. Objetivos do planejamento de canteiros

O processo de planejamento do canteiro visa a obter a melhor utilização do espaço físico disponível, de forma a possibilitar que homens e máquinas trabalhem com segurança e eficiência, principalmente através da minimização das movimentações de materiais componentes e mão de obra.
Deveagregar à obra a rapidez, economia e qualidade.


O planejamento e a organização do canteiro de obras devem preceder à realização dos serviços de cada etapa da obra a fim de serem evitadas improvisações que fatalmente levam a desorganização da obra, ociosidade e subutilização dos equipamentos e mão-de-obra, transporte desnecessário e armazenamento inadequado dos materiais, desperdícios, perdas deprodutividade, de tempo e de qualidade, levando a perdas financeiras irrecuperáveis.

A logística aplicada ao planejamento e organização do canteiro de obras de edificação constitui-se em um processo de ações multidisciplinares voltadas à otimização, à racionalização e à eficácia do suprimento, recebimento, armazenamento, movimentação, disponibilização e uso dos insumos, materiais, ferramentas,equipamentos, mão-de-obra e informações nas frentes de trabalho.

A organização do canteiro consiste, em resumo, no uso racional do terreno não ocupado pela edificação para instalação da “fábrica” que vai produzir a edificação.

O planejamento de um canteiro de obras pode ser definido como o planejamento do layout e da logística das suas instalações provisórias, instalações de segurança esistema de movimentação armazenamento de materiais.

O planejamento do layout envolve a definição do arranjo físico de trabalhadores, materiais, equipamentos, áreas de trabalho e de estocagem (FRANKENFELD, 1990).

De outra parte, o planejamento logístico estabelece as condições de infraestrutura para o desenvolvimento do processo produtivo, estabelecendo, por exemplo, as condições de armazenamentoe transporte de cada material, a tipologia das instalações provisórias, o mobiliário dos escritórios ou as instalações de segurança de uma serra circular.

De acordo com a definição adotada, considera-se que o planejamento de assuntos de segurança no trabalho não relacionado às proteções físicas, tais como o treinamento da mão-de-obra ou as análises de riscos, não fazem parte da atividadeplanejamento de canteiro. Tal definição deve-se a complexidade e as particularidades do planejamento da segurança.

2. Fatores condicionantes do planejamento e organização do canteiro:

➢ O tipo, natureza e complexidade da obra;
➢ A topografia e condições ambientais;
➢ As características dos materiais empregados;
➢ Os processos e métodos construtivos empregados;
➢...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Estradas
  • ESTRADAS
  • Estradas
  • Estradas
  • estradas
  • estradas
  • Estradas
  • Estradas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!