O relevo brasileiro

Páginas: 2 (374 palavras) Publicado: 3 de dezembro de 2013
O Relevo Brasileiro



O Relevo do Brasil é um domínio de estudos e conhecimentos sobre todos os planaltos e planícies do território brasileiro.
O Brasil é um país de altitudes modestas. Cercade 40% do seu território encontra-se abaixo de 200 m de altitude, 45% entre 200 e 600 m, e 12%, entre 600 e 900 m. O Brasil não apresenta grandes formações montanhosas, pois não existe nenhumdobramento moderno em seu território.
Tradicionalmente, o relevo do Brasil é dividido de acordo com a classificação de Ab'Saber, respeitado geógrafo paulista, pioneiro na identificação dos grandes domíniosmorfoclimáticos nacionais. Sua classificação identifica dois grandes tipos de unidades de relevo no território brasileiro: planaltos e planícies.
Mais recentemente, com os levantamentos detalhadossobre as características geológicas, geomorfológicas, de solo, de hidrografia e vegetação do país, foi possível conhecer mais profundamente o relevo brasileiro e chegar a uma classificação maisdetalhada, proposta, em 1989, pelo professor Jurandyr Ross, do Departamento de Geografia da Universidade de São Paulo. Na classificação de Ross, são consideradas três principais formas de relevo: planaltos,planícies e depressões.

Características
O relevo do Brasil tem formação muito antiga e resulta principalmente de atividades internas do planeta Terra e de vários ciclos climáticos. A erosão, porexemplo, foi provocada pela mudança constante de climas úmido, quente, semiárido e árido. Outros fenômenos da natureza (ventos e chuvas) também contribuíram no processo de erosão.
O relevo brasileiroapresenta-se em: 
Planaltos –  superfícies com elevação e aplainadas, marcadas por escarpas onde o processo de desgaste é superior ao de acúmulo de sedimentos.
Planícies –  superfícies relativamenteplanas, onde o processo de deposição de sedimentos é superior ao de desgaste.
Depressão Absoluta - região que fica abaixo do nível do mar. 
Depressão Relativa – fica acima do nível do mar. A...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • relevo brasileiro
  • Relevos Brasileiros
  • Relevo brasileiro
  • Relevo Brasileiro
  • Relevos Brasileiros
  • Relevo brasileiro
  • relevo brasileiro
  • O Relevo Brasileiro

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!