Relevo Brasileiro

Páginas: 8 (1931 palavras) Publicado: 13 de novembro de 2014
Relevo do Brasil

O relevo do Brasil é predominantemente plano. As maiores elevações (de até 3.000 m) são encontradas nas regiões Sul e Sudeste do país, na Serra da Mantiqueira e nas cadeias montanhosas da região litorânea (Mata Atlântica).
Mas o que é Relevo
Muito se estuda sobre o relevo dos continentes e países, mas afinal, o que é relevo? Relevo é a diferença entre as elevações máxima emínima em uma área. Um mapa de relevo mostra a topografia da área. Basicamente o relevo representa as variações na elevação de uma área de superfície da terra.
Mapa do Relevo do Brasil




















O mapa de relevo do Brasil é uma representação do terreno brasileiro mostrando as variações de elevação presentesno território. Ao representar o terreno, a dimensão da elevação é normalmente aumentada proporcionalmente, o que facilita o reconhecimento visual das características do terreno nacional.

















Mapa do Relevo do Brasil
Relevo do Brasil
Veja abaixo o mapa com a representação do relevo do Brasil:
Relevo do BrasilOs fatores internos e externos relativos ao Relevo do Brasil
No Brasil, o tectonismo – pressão do magma em direção à crosta – ocorreu em eras geológicas remotas. Devido à predominância de formações geológicas antigas, admite-se que as manifestações tectónicas sejam muito raras sob o território do nosso país.
Abalos sísmicos, que eventualmente ocorrem em alguns pontos do litoral brasileiro, sãoatribuídos à pressão exercida pela expansão da cordilheira submarina denominada Dorsal Meso-Atlântica.
Com relação à estrutura geológica, o território brasileiro apresenta-se dividido entre os escudos cristalinos (rochas metamórficas e magmáticas), que datam do Pré-Cambriano e correspondem a 36% do território brasileiro, e as bacias sedimentares, que sustentam 64% das formas de relevo do país.
Oclima tipicamente quente e úmido do país condiciona os mecanismos externos de atuação do intemperismo e da erosão sobre as rochas cristalinas e sedimentares. As regiões úmidas em geral são caracterizadas por formas de relevo suaves e arredondadas, de topos convexos, como os pães de açúcar e as meias-laranjas das zonas tropicais, típicas das serras elevadas do Sudeste brasileiro. As águas daschuvas, com enxurradas, além dos rios e cachoeiras, são as principais modeladoras desse relevo.
Já nas regiões áridas destacam-se as formas abruptas, por causa da desagregação mecânica do material rochoso e da ação torrencial das chuvas irregulares, características do clima semiárido nordestino.
Além do clima, que comanda a maior parte dos fatores externos que atuam sobre o modelado terrestre, oBrasil possui uma densa rede hidrográfica, o que faz dos seus rios importantes agentes de erosão (em formas elevadas) e sedimentação (em planícies).

As classificações do Relevo Brasileiro



















Para compreender quaisquer formas de relevo, deve-se considerar a atuação conjunta de todos os fatores analisados – a influênciainterna representada pelo tectonismo e a atuação do clima nos diferentes tipos de rocha.
Além disso, é necessário observar a evolução do clima, ou seja, as drásticas alterações ocorridas ao longo do tempo geológico. Portanto, a análise do relevo atual envolve o estudo dos chamados paleoclimas, ou seja, os fatores climáticos passados, que contribuem para explicar o modelado do presente.
Classificar orelevo implica agrupar suas formas em compartimentos de acordo com a semelhança de características externas. Para que a classificação seja satisfatória, todos os fatores devem ser igualmente valorizados. Até meados do século XX, isso não acontecia. As classificações do relevo brasileiro prendiam-se basicamente à estrutura geológica, de modo que muitas vezes as formas de relevo (unidades...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • relevo brasileiro
  • Relevos Brasileiros
  • Relevo brasileiro
  • O relevo brasileiro
  • Relevo Brasileiro
  • Relevos Brasileiros
  • Relevo brasileiro
  • relevo brasileiro

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!