asdasd

Páginas: 6 (1475 palavras) Publicado: 13 de novembro de 2014
A Bahia é uma festa o ano todo. Os festejos populares se sucedem, concentrados no Verão, mas se estendendo por todo o ano, incluindo as festas juninas. As manifestações folclóricas, de diversas origens se proliferam com exibições ao ar livre de capoeira, maculelê e samba-de-roda. Milhares de pessoas vão às ruas celebrar os santos padroeiros. Além de popular, essas festas se caracterizam pelosincretismo religioso e pela mistura de elementos sagrados e profanos.
Toda a fé do baiano se manifesta no ciclo de festas populares, desde as comemorações dos orixás do candomblé, quando todos os terreiros da cidade batem seus tambores para seus filhos-de-santo dançarem, até as festas da religião católica, que ganham um cunho profano com muito samba-de-roda e barracas padronizadas que servembebidas e comidas variadas.
Esse clima de festa impregna toda a cidade, desde a manhã até a noite, mas no início de dezembro, a programação se intensifica. O ciclo tem início no dia 4 de dezembro, com a Festa de Santa Bárbara, e tem seu ápice da Lavagem do Bonfim, na Festa de Iemanjá e no Carnaval. Atualmente, as mais tradicionais são: Bom Jesus dos Navegantes, Lavagem do Bonfim e Iemanjá. 
A Bahia éinternacionalmente conhecida como terra das festas, principalmente, do Carnaval. Mas o Carnaval, que, na verdade, encerra um ciclo de festas populares que se iniciam em dezembro, quando milhares de pessoas se reúnem nas ruas para manifestar sua fé, celebrando os santos padroeiros, na “Roma-Negra”, a Bahia definida por Jorge Amado.
“Já disseram dela, Mãe das Cidades do Brasil, portuguesa eafricana, cheia de histórias lendárias, maternal e valorosa. Nela se objetiva como na lenda de Iemanjá, a deusa negra dos mares, o complexo de Édipo. Os baianos a amam como mãe e amante, numa ternura entre filial e sensual. Aqui estão as grandes igrejas católicas, as basílicas, e também os grandes terreiros de candomblé.” Jorge Amado
As festas se caracterizam pelo caráter popular, pelo sincretismoreligioso e pela mistura, única e característica baiana, de elementos sagrados e profanos, com muito samba-de-roda e barracas padronizadas que servem bebidas e comidas variadas, durante todo o dia. As mais tradicionais são a do Bom Jesus dos Navegantes, a Lavagem do Bonfim, a Festa de Iemanjá e, obviamente, o Carnaval.
As de origem católica foram trazidas pelo colonizador português, assim como oCarnaval de Salvador, que se derivou do entrudo, festa de rua. Com os negros africanos, vieram o culto ancestral dos orixás, as festas dos terreiros de candomblé, o samba-de-roda, a capoeira e o maculelê (suas espécies de dança-luta), que também se incorporaram às festas. Os índios já promoviam as festas de caboclo que, com o passar do tempo, misturaram-se às homenagens aos deuses africanos. Destamiscigenação e da criatividade temos as Festas Populares Baianas.
 
Calendário:
 
Santa Bárbara


04 de dezembro
Local: Salvador – Largo do Pelourinho e interior do estado.
Dia de Santa Bárbara (para os católicos) e dia de Iansã (para os adeptos do candomblé). A festa tem o status oficial de patrimônio imaterial da Bahia, concedido pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (IPAC). Ooferecimento de caruru aos participantes caracteriza a festa na capital e interior do estado, além da programação religiosa com procissão.
Nossa Senhora da Conceição
08 de dezembro
Local: Salvador e interior do Estado
Festa tradicional em louvor à padroeira da Bahia. A origem do culto coincide com a origem da Cidade de Salvador: 1549, quando o primeiro governador iniciou a devoção, construindoa igreja em louvor à santa. A programação compreende novena, missa solene, procissão e festa de largo.
Procissão do Senhor do Bom Jesus dos Navegantes

31 de dezembro e 01 de janeiro
Local: Salvador – Saída da Rampa do Mercado Modelo, vai até a praia da Barra e depois segue para o Largo da Boa Viagem e Baía de Todos os Santos.
Transformada em verdadeiro réveillon popular na noite de 31 de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Asdasd
  • asdasd
  • Asdasd
  • asdasd
  • asdasd
  • asdasd
  • aSdasd
  • asdasd

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!