o que faz um coreografo

Páginas: 7 (1694 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2015
O que é um coreógrafo?
Criando movimentos de dança para balé clássico, balé moderno e outros variados ritmos musicais, o Coreógrafo é o profissional responsável por elaborar em conjunto com a música sequências de movimentos corporais que, no final, resultam em dança. Se dedicam a criar danças originais ou novas interpretações de peças já existentes. Os coreógrafos têm uma formação similar à dosbailarinos, que depois é dirigida para outros aspectos ligados à criação e composição que são próprios da dança, mas também de outras áreas artísticas. Além de poder desenvolver musicais e representações coreográficas, o profissional também tem a possibilidade de atuar como docente de dança, transmitindo a seus alunos distintas modalidades de danças já conhecidas.
Enquanto professores, o papeldos bailarinos e coreógrafos é ensinar aos alunos técnicas e estilos, demonstrando, explicando e orientando os alunos com vista a desenvolver as suas capacidades de execução e interpretação, aumentando o seu potencial físico e artístico. Enquanto professores, podem também transmitir noções teóricas ligadas à história e escrita da e sobre a dança, bem como noções técnicas de montagem e produção deespectáculos, quando habilitados para dissertar sobre estas áreas. O especialista em coreografia cria e recria movimentos, renova passos e ensina os interessados a aprenderem o domínio do ritmo no corpo. Normalmente, estes profissionais especializam-se num determinado tipo de dança.
Quando trabalhando com um diretor, o coreógrafo deve ganhar o entendimento completo da visão deste sobre o show,incluindo estilo e ritmo, e deve estar familiarizado com o script e música. Um coreógrafo eficaz é aquele que apoia a visão do diretor, de modo que todos os elementos de movimento e dança trabalhem como parte de um todo maior. Alguns diretores darão a seus coreógrafos um grande nível de liberdade, mesmo assim, o resultado deve ser parte de um todo orgânico, apoiando a estória, personagens e a intençãoartística geral.
Como parte da equipe de suporte de produção, o coreógrafo deve trabalhar juntamente com o diretor musical, figurinista, cenógrafo e equipe de iluminação de modo a assegurar que todos os movimentos estarão de acordo com os sinais musicais, figurinos e iluminação.
Quase todos os coreógrafos começam suas carreiras como dançarinos e geralmente começam a coreografar ainda comobailarinos, especialmente em empresas ou estúdios menores. Tais profissionais frequentemente absorvem influências artísticas de outras formas de arte, como teatro, artes visuais e arquitetura.
QUAIS AS CARACTERÍSTICAS NECESSÁRIAS?
Excelente capacidade de memorização visual obedecer a regras e normas Criatividade Sensibilidade Artística Habilidade de Interpretação Habilidade de interagir Gosto pelamúsica Gosto pelas artes Aptidão para dança e música Um bom desempenho físico Motivação Dedicação Persistência Boa disposição Capacidade de aprendizagem Capacidade de concentração Aptidão para trabalhar em equipe Harmonia física e psicológica Boa comunicação
QUAL A FORMAÇÃO NECESSÁRIA?
Com técnicas e bases fundamentais para exercer um bom papel, os cursos de diversas modalidades de dança são necessáriospara aperfeiçoar o talento do profissional. Apesar de existirem formações distintas das destes profissionais que habilitam mais especificamente para o ensino da dança, a docência constitui uma atividade que tanto os bailarinos como os coreógrafos podem também desempenhar, dado a sua formação e experiência profissional elevada lhes proporcionarem habilitações para a transmissão da prática dedança. Graus acadêmicos estão disponíveis desde o bacharelado até o doutorado e também programas de pós-doutorado, com alguns estudiosos de dança fazendo os seus estudos como estudantes maduros depois de uma carreira profissional de dança.
PRINCIPAIS ATIVIDADES
Sempre envolvido com dança, o coreografo atua, sobretudo, em projetos teatrais onde exista a presença de musicais. Também pode lecionar...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • a faz
  • O que é, quem faz e como se faz ciência
  • Quem faz e como se faz o brasil
  • biografia do coreógrafo ivaldo bertazzo
  • O homem faz a sociedade faz o homem
  • tanto faz
  • como se faz uma petição
  • Faz de Conta

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!