A O DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE

Páginas: 2 (379 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2015
AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE : ADI 3685 DF
RELATORA ELLEN GRACIE

A vigência imediata da Emenda Constitucional 52/06, que dá nova redação ao parágrafo 1º do artigo 17 da Constituição viola oprincípio da anualidade, estabelecido no artigo 16 da Constituição. O dispositivo aponta que as mudanças na legislação eleitoral só podem ser feitas com antecedência mínima de um ano do pleito.
Aoque parece é que a intenção do constituinte originário, quando introduziu a regra da anualidade, pretendia preservar a segurança do processo eleitoral, isso é fundamental para o exercício e consolidaçãoda democracia, de qualquer uma das alterações, sejam elas emendas constitucionais, leis complementares ou ordinárias.
A decisão de Ellen Gracie tem fundamento, uma vez que, a afronta ao artigo 16 daConstituição Federal pela norma subentende que viola o artigo 60 § 4º, IV da CF. A Emenda Constitucional 52/06 vai contra o direito e a garantia individual da segurança jurídica, contidos no artigo5ºda Constituição.

De um modo geral o voto da Exma. Ministra primou por clamar a transparência nos processos legislativos, e, contudo, devolveu a constitucionalidade da redação do artigo 16, daConstituição Federal, a qual é bastante expressiva e lógica:

“A lei que alterar o processo eleitoral entrará em vigor na data de sua publicação, não se aplicando à eleição que ocorraaté 1 (um) ano de sua vigência”.

Portanto, incansavelmente, não há o que se discutir quanto a contrariedade da verticalização da lei em tempo inferior a 1 (ano), conforme entendimento, também da EmendaConstitucional n. 04/1993.

Importante frisar que a nobre Ministra, derrubou uma pretensa conspiração de alguns partidos políticos que almejavam urgentemente naquele momento, através da EmendaConstitucional 52/2006, alianças partidárias seguidas de interesses particulares e afins. Onde, tais interesses estavam incumbidos na ampla defesa das garantias dos direitos individuais dos eleitores....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE
  • Ação direta de inconstitucionalidade
  • Ação direta de Inconstitucionalidade
  • Ação direta de inconstitucionalidade
  • Ação Direta de Inconstitucionalidade Genérica
  • Ação direta de inconstitucionalidade
  • Modelo de Ação Direta de Inconstitucionalidade
  • A O DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE OAB

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!