O Que Aborto

Páginas: 5 (1059 palavras) Publicado: 3 de junho de 2015
I. ABORTO

I.1 O que é Aborto?

O aborto é a interrupção de uma gravidez.
É a expulsão de um embrião ou de um feto antes do final do seu desenvolvimento e viabilidade em condições extra-uterinas.
O aborto pode ser espontâneo ou induzido. São várias as causas e os motivos que podem levar a que uma gravidez seja interrompida, quer espontaneamente, quer por indução.
O aborto pode ser induzidomedicamente com o recurso a um agente farmacológico, ou realizado por técnicas cirúrgicas, como a aspiração, dilatação e curetagem.
Quando realizado precocemente por médicos experientes e com as condições necessárias, o aborto induzido apresenta elevados índices de segurança.

II. TIPOS DE ABORTOS

Aborto Induzido
Aborto Ilegal
Aborto Espontâneo

II.1 Aborto Induzido

O aborto induzido é umprocedimento usado para interromper uma gravidez.
Pode acontecer quando existem malformações congénitas, quando a gravidez resulta de um crime contra a liberdade e autodeterminação sexual, quando a gravidez coloca em perigo a vida e a saúde física e/ou psíquica da mulher ou simplesmente por opção da mulher.

II.2 Aborto Ilegal
O aborto ilegal é a interrupção duma gravidez quando os motivos apresentadosnão se encontram enquadrados na legislação em vigor ou quando é feito em locais que não estão oficialmente reconhecidos para o efeito.
O aborto ilegal e inseguro constitui uma importante causa de mortalidade e de morbilidade maternas. O aborto clandestino é um problema de saúde pública.

II.3 Aborto espontâneo

O aborto é a perda de uma gravidez antes da 20ª semana. Esse aborto se chama abortoespontâneo.
A maioria dos abortos espontâneos ocorre porque o feto não está se desenvolvendo normalmente. Contudo, como essas anormalidades são raramente compreendidas, muitas vezes é difícil determinar as causas de um aborto espontâneo.
O aborto espontâneo é a complicação mais comum da gravidez precoce. A frequência diminui com o aumento da idade gestacional. De 8 a 20% das gestações clinicamentereconhecidas com menos de 20 semanas de gestação sofrerão aborto, sendo 80% destes nas primeiras 12 semanas de gestação. Há ainda a perda do bebê sem que a mãe perceba, que totalizam entre 13 e 26% de todas as gestações.
No entanto, esse número pode ser ainda maior, uma vez que muitas mães podem sofrer um aborto espontâneo antes de perceberem que estão grávidas.
O aborto é uma experiênciarelativamente comum , mas isso não faz com que seja fácil. Pode ser necessário suporte psicológico para superar a perda do bebê.

III. CAUSAS

III.1 Genes ou cromossomos anormais

A maioria dos abortos espontâneos ocorre porque o feto não está se desenvolvendo normalmente. Problemas com genes ou cromossomas do bebê são erros que ocorrem por acaso conforme o embrião se divide e cresce, dificilmente sãoproblemas herdados dos pais.

Exemplos de anormalidades incluem:

Não há formação de embriões
Óbito embrionário: o embrião está presente, mas parou de se desenvolver
Gravidez molar: ocorre quando um conjunto extra de cromossomos paternos ou maternos em um ovo fertilizado. Este erro transforma o que poderia se tornar normalmente a placenta em uma massa crescente de cistos. Esta é uma causa rara de perdada gravidez.

III.2 Condições de saúde materna

Em alguns casos, o estado de saúde da mãe pode levar ao aborto. Os exemplos incluem:
Diabetes não controlada
Infecções
Problemas hormonais
Problemas no útero ou colo do útero
Doenças da tireoide
Trombofilias.

IV. FATORES DE RISCO

IV.1 Idade

Mulheres com mais de 35 anos de idade têm um maior risco de aborto do que as mulheres mais jovens. Aos 35anos, você tem um risco cerca de 20% maior. Aos 40 anos, o risco é de cerca de 40% maior, podendo chegar aos 80% aos 45 anos.
A idade paterna também pode desempenhar esse papel. Algumas pesquisas também sugerem que as mulheres que engravidam de homens mais velhos estão em maior risco de aborto espontâneo.

IV.2 Abortos anteriores

Pessoas que tiveram dois ou mais abortos espontâneos consecutivos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • ABORTO
  • Aborto
  • Aborto
  • Aborto
  • Aborto
  • Aborto
  • Aborto
  • Aborto

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!