Micro E Macro Estrututas

Páginas: 4 (918 palavras) Publicado: 3 de junho de 2015
LISTA DE EXERCÍCIOS DE GEOTÉCNICA


MICRO E MACRO-ESTRUTURA DOS SOLOS

1) Quanto a microestrutura como pode ser uma areia?
Apresentam a microestrutura do tipo granular e em grãos simples,geralmente, por possuírem grande quantidade de poros, possuem drenagem classificada entre alta a excessiva. Em outras palavras, grande quantidade de água consegue passar por entre os agregados devido à altamacroporosidade.

2) O que é compacidade relativa e para que serve?
A compacidade relativa é um índice utilizado para determinar o grau de compactação de um material granular, não coesivo, comoas areias. Quando osolo apresenta compacidade relativa CR = 100%, significa que ele está em sua máxima compactação e conseqüentemente com índice de vazios mínimos, por outro lado se CR = 0% a compactação émínima e o índice de vazios é máximo, ou seja amostra está o mais fofa possível.
O índice de compacidade é muito útil quando, por exemplo, uma areia é utilizada na construção de um filtro ou um dreno,pois somente depois de determinar o CR é que se torna possível conhecer o coeficiente de permeabilidade, por meio do qual se podem determinar as vazões e, finalmente, dimensionar a sua obra.

3) Quais osdois principais tipos de estruturas de argilas? Descreva-as.
No caso de solos finos, argilosos, a estrutura é função da combinação de forças de atração e de repulsão entre as partículas. Existem doistipos básicos de estrutura de solos argilosos. Nas estruturas dispersas, predominam as forças de atração entre partículas. Neste caso, os contatos entre grãos ocorrem entre faces e arestas. Nasestruturas floculadas, as partículas se posicionam paralelamente, face a face. Neste tipo de estrutura, predominam as forças de repulsão entre as partículas.


4) Uma argila de mangue terá uma estruturafloculada ou dispersa?
A argila de mangue apresenta uma estrutura dispersa por estar naturalmente misturada a agua, apresentando desta forma uma alteração nas relações entre os diversos cátions...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • micro & macro
  • Do macro ao micro
  • Micro e macro
  • macro e micro
  • micro e macro
  • micro e macro
  • macro e micro
  • Macro E Micro

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!