O PROFESSOR DE BIOLOGIA COMO MEDIADOR DE EDUCAÇÃO SEXUAL NA ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL E MEDIO

1342 palavras 6 páginas
UNIVERSIDADE VALE SO ACARAU- UVA
JUCIANE RODRIGUES DE ARAUJO

O PROFESSOR DE BIOLOGIA COMO MEDIADOR DE EDUCAÇÃO SEXUAL NA ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL E MEDIO

SOBRAL-CE
2014
1. INTRODUÇÃO

Durante os anos 60 e 70, a inserção indispensável nas escolas da temática da sexualidade é constantemente discutida, juntamente com os jovens da época para que, eles pudessem pratica-la sem precipitações. Na metade dos anos 60, algumas escolas expõem concepções para inclusão da educação sexual no currículo, outras já desempenhavam estas tarefas. Apesar disso, essas ações foram refreadas nos anos 70, quando um comunicado da comissão de moral e civismo homologa, com uma sugestão contrária a uma proposta anterior, que depositava a educação sexual como indispensável nas escolas. Competia às escolas a implantação ou não desta educação, expressando que esta necessitaria estar implantada nos projeto de saúde (CARPILOVSKY, 2010).

A educação sexual é um conceito complexo e frequentemente objeto de múltiplos entendimentos. Nesta unidade será discutido e clarificado o conceito de educação sexual formal enquanto conjunto de práticas profissionais estruturadas e intencionais, o qual se articula com outros espaços de aprendizagem sexual de tipo mais informal, mas não menos importantes na formação da identidade sexual (VILAR & SOUTO, 2008 p. 19).

Na década de 80, com o aparecimento da Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (AIDS), cresceu a preocupação dentre as autoridades em explanar à comunidade os riscos que esta nova doença acarretava. Entretanto, discutir sobre sexo e AIDS gerou um grande temor em algumas famílias. Nesse contexto, o enfoque da temática da sexualidade em nível escolar passou a ser indispensável, atendendo os numerosos condução de conhecimento que induzem os jovens a uma grandeza de opiniões sobre o assunto, mas que, na maior parte das vezes, não tem costume de buscar informação. É

Relacionados