O Paganismo

Páginas: 5 (1071 palavras) Publicado: 22 de outubro de 2013
O Paganismo
Paganismo é uma série de tradições marcada pela devoção à natureza e a crença em vários deuses. Teve suas origens na pré-história onde vários povos praticavam rituais à natureza, pois acreditavam que era sagrada e seus elementos eram associados a divindades.
Idade Média
A partir do século IV a igreja católica passou a considerar os rituais feitos na antiga religião como bruxaria,querendo assim impor a crença num único Deus e utilizando de guerra psicológica, torturas e campanhas militares para alcançar seus objetivos.
Para punir todos aqueles que não professassem a fé católica, criaram a inquisição, dessa forma, pessoas foram torturadas, executadas em fogueiras, afogadas e tiveram membros arrancados.
O período chamado “Caça as Bruxas”, é considerado hoje como um períodonegro na história da humanidade, pois uma simples suspeita era motivo de perseguição e até mesmo execução, as mulheres eram as maiores vitimas.
Grécia
Na Grécia antiga, os gregos escolheram os mitos para responder como e porque o mundo funciona dessa forma. Para eles tudo começou com o Céu (Urano) e a Terra (Gaia), de quem surgem à luz, as trevas, os primeiros deuses, os monstros, as criaturashíbridas (metade homem metade deus,) e finalmente os homens.
Os seres humanos deveriam servir e temer os deuses. Mas os deuses também interagiam com os humanos, por vezes mesmo tendo filhos com eles.
ZEUS É o Deus principal, governante do monte Olimpo, Rei dos deuses e dos homens. Era o senhor do céu, o deus da chuva, e o ceifeiro das nuvens, aquele que tinha o terrível poder do relâmpago. Atempestade representava a sua fúria. Sua arma era o raio e sua ave a águia, animal em que costumava se transformar. Zeus era um tanto mulherengo e teve diversas esposas e casos com deusas, ninfas e humanas, tendo vários filhos semi-deuses.

AFRODITE Deusa do amor, da beleza e do sexo, Afrodite nasceu da espuma do mar e é a mais bela das deusas. Dizem que os deuses no Olimpo brigavam o tempo paraconquistar o coração dela, inclusive Zeus, mas Afrodite desprezava a todos e como punição, o rei dos deuses fez ela casar com o deus mais feio: Hefesto, que era deformado e encardido. Porém Afrodite o traia com Ares, com o qual teve alguns filhos, Cupido era um deles.

HEFESTO Também era filho de Zeus e Hera, só que, ao contrário de Ares, Hefesto nasceu tão fraco e feio que foi jogado pela mãe doalto do monte Olimpo, ele despencou durante nove dias e noites até cair no oceano, onde foi criado por Tétis e aprendeu a forjar. Certo dia ele decidiu se vingar da mãe, construindo para ela um trono dourado mágico que, quando ela se sentou, não conseguiu mais se levantar. E assim ela ficou, durante um bom tempo. Os outros deuses lhe imploravam para que ele a tirasse dali mas ele ignorava. Até queele concordou em libertar a mãe, com a condição de que Afrodite, a mais bela das deusas, casasse com ele, ela foi obrigada a aceitar. Hefesto é o Deus das forjas, foi ele quem criou o raio de Zeus, o tridente de Poseidon e o capacete de Hades.


ATENA era a deusa grega da sabedoria e das artes. Os romanos a chamavam de Minerva. Foi concebida da união de Zeus e da deusa Métis. Era uma deusavirgem, linda guerreira protetora de seus heróis escolhidos e também de sua cidade Atenas.
HERA mulher de Zeus e rainha do Olimpo, Hera é a deusa do matrimônio e do parto. Extremamente ciumenta, é vingativa com as amantes do marido e com os filhos de Zeus que elas geram.
HERMES era o deus mensageiro, dos pesos e medidas, dos pastores, dos oradores, dos poetas, do atletismo, do comércio, dasestradas e viagens e das invenções. Era considerado, na Grécia Antiga, o patrono dos diplomatas, dos comerciantes, da ginástica e dos astrônomos. Hermes era filho de Zeus e de Maia (uma das plêiades). A crença em Hermes espalhou-se por várias regiões da Grécia Antiga.
DIONISIO era o deus do vinho, pois possuía os conhecimentos e segredos do plantio e colheita da uva. Possuía também os segredos da...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Paganismo
  • O paganismo
  • Paganismo
  • O Paganismo
  • paganismo
  • Paganismo Piaga
  • Paganismo Nórdico
  • O ABC do Paganismo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!