o negro no mercado de trabalho

Páginas: 17 (4093 palavras) Publicado: 24 de novembro de 2013






ETEC ITAQUERA EXTENSÃO CEU INÁCIO MONTEIRO


TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO






AUTORES

Anderson Kaique Almeida Lucas
Elizabete Rodrigues Duarte
Felipe do Sacramento
Jeniffer Rodrigues




TEMA: O NEGRO NO MERCADO DE TRABALHO













São Paulo/SP
2013

2013

Anderson Kaique Almeida Lucas
Elizabete Rodrigues Duarte
Felipe do SacramentoJeniffer Rodrigues














Trabalho Escolar apresentado ao curso de Técnico em Administração, da ETEC de Itaquera – Extensão CEU Inácio Monteiro – Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza - CEETEPS/SP, como pré-requisito para aprovação na disciplina de Linguagem, Trabalho e Tecnologia, sob orientação da professora Elenice Aparecida de Souza.






São Paulo
2013SUMÁRIO


INTRODUÇÃO 3
1- HISTORIA 5
1.1– Visão da Sociedade (Antes e depois) 5
1.2 Levantamento de Dados 7
2- LEGISLAÇÃO 10
2.1 A desigualdade no mercado de trabalho 10
3 – PESSOAS QUE SE DESTACARAM 12
3.2-Esportes 12
3.3 - Artes 13
3.4 – Literatura 14
3.5 – Música 14
3.6 - Medicina e Engenharia 15
3.7 – Grandes mulheres 16
4 – POSTURA E ÉTICA 18
4.1 A Discriminaçãocomo falta de conduta ética 18
CONSIDERAÇÕES FINAIS 19
REFERÊNCIAS 20








INTRODUÇÃO


Neste trabalho estaremos abordando sobre as dificuldades que os negros encontram par se estabelecer dentro do mercado, mostrando sua historia, pessoas negras que conseguiram se destacar,e dados que revelam a que ponto o negro tem lutado para se manter no mercado buscando a igualdade.
Estaremosno Capítulo 1 conhecendo a História (escravidão),no Capítulo 2 sobre a Legislação,ou seja,sobre a leis criadas para igualdade no mercado de trabalho,no Capítulo 3 iremos conhecer personalidades negras de sucesso,e por fim no Capítulo 4 a Postura e a Ética das empresas.
O racismo no Brasil se apresenta como um dos grandes desafios a serem superados pela população negra, já que esta condição,acrescida da distribuição injusta da riqueza e dos inúmeros benefícios gerados pela política econômica à classe dominante, notadamente “branca”, relegam a grande maioria negra a condições extremamente precárias de sobrevivência.
Acredita-se que a luta política pela igualdade entre negros e “brancos” não está desconectada da luta pelo fim de uma sociedade que tende a homogeneizar culturas,hierarquizar e coisificar as relações entre as pessoas que, em última instância, estão condenadas a serem reduzidas simultaneamente a consumidores e mercadorias. Assim sendo, para que homens e mulheres sejam humanamente emancipados – já que a emancipação política já ocorreu – e tenham todos as mesmas condições de desenvolver suas potencialidades e uma autêntica individualidade, se faz necessário, antes detudo, repensar radicalmente este modelo de organização da vida econômica, social e política.






1- HISTORIA
1.1 – Visão da Sociedade (Antes e depois)

A campanha que culminou com a abolição da escravidão, em 13 de maio de 1888, foi a primeira manifestação coletiva a mobilizar pessoas e a encontrar adeptos em todas as camadas sociais brasileiras. No entanto, após a assinatura da LeiÁurea, não houve uma orientação destinada a integrar os negros às novas regras da sociedade.
Uma das percepções mais agudas sobre a questão foi feita em 1964 pelo sociólogo Florestan Fernandes (1920-1995). Várias causas podem ser arroladas como decisivas para a Abolição, algumas episódicas e outras definidoras. É possível concentrar todas numa ideia-mestra: o que inviabilizou o escravismo brasileirofoi o avanço do capitalismo no País. Longe de ser um simplismo mecânico, a frase expressa uma série de contradições que tornaram o trabalho servil não apenas anacrônico e antieconômico, mas sobretudo ineficiente para o desenvolvimento do País.

ACELERADA TRANSFORMAÇÃO O Brasil das últimas três décadas do século XIX era uma sociedade em acelerada transformação. A atividade cafeeira vinha...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Negros e mercado de trabalho no brasil
  • A INSERÇÃO DOS NEGROS NO MERCADO DE TRABALHO
  • Inclusao do negro no mercado de trabalho
  • Negro no mercado de trabalho
  • O negro e o mercado de trabalho hoje
  • situação dos negros no mercado de trabalho
  • Negro no mercado de trabalho
  • A presença do negro no mercado de trabalho

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!