Negro no mercado de trabalho

Páginas: 16 (3757 palavras) Publicado: 1 de abril de 2014
RESUMO
A sociedade brasileira é fruto de uma forte miscigenação, e a população encontra formas diferentes de convivência pacífica, na medida do possível, uns com os outros. Todavia existem certas atitudes que são praticadas com base no preconceito, muitas vezes de forma sutil e velada. Essa pesquisa tem como objetivo verificar as principais características que fazem com que osnegros sejam vítimas de violência racial no mercado de trabalho, procurando identificar o problema e suas causas. Diante dos objetivos expostos e de acordo com o problema levantado, a pesquisa bibliográfica em livros e internet serão de suma importância, visto que, dentre seus objetivos esta em analisar o conflito existente na violência racial contra os negros no mercado de trabalho atual.Palavras-Chave: Violência racial. Afrodescendentes. Sociedade.










INTRODUÇÃO


A sociedade brasileira é fruto de uma forte miscigenação, e a população encontra formas diferentes de convivência pacifica, na medida do possível, uns com os outros. Todavia existem certas atitudes que são praticadas com base no preconceito, muitas vezes de forma sutil e velada.Certas medidas foram tomadas com o intuito de minimizar as violências raciais, na Lei Maior de 1988 em seu artigo 5º inciso XLII, prever punições para aqueles que ferirem o principio de igualdade.
Dessa forma, este trabalho tem como objetivo discutir as causas da violência racial contra o negro no mercado de trabalho em seu contexto atual, frente ao principio de igualdade.Para tanto buscar analisar o seguinte problema: De que maneira se caracteriza a violência racial contra o negro no mercado de trabalho atual?
A forma de abordagem adequada, foi a qualitativa, visto que não se faz possível traduzir em números esta subjetividade própria de cada indivíduo. Tem como objetivo explorar o problema proposto.
Ademais, foi utilizadaa pesquisa bibliográfica a partir da análise em obras, na internet, que discutem a temática, deram sustentação a exposição e conclusão da pesquisa.
Diante de todo o exposto, o método utilizado, foi feito o uso do método dedutivo, tendo em vista que este parte de teorias mais gerais para atingir pressupostos particulares. Foram utilizados como autores fundamentais para alicerçar esteartigo: Medeiros (2005), Pacheco e Silva (2007), Constituição Da Republica Federativa do Brasil (1988).
Abordou-se para a estruturação da pesquisa, o conceito histórico do afrodescendente na sociedade brasileira, o fim da escravidão, o conceito de violência racial, a violência racial no mercado de trabalho.
Isto posto, este artigo se justifica, por seu caráter social, umavez que conduz a uma reflexão acerca da violência racial no mercado de trabalho no contexto atual, com vistas a equiparação das desigualdades.






2. CONTEXTO HISTÓRICO DO AFRODESCENDENTE NA SOCIEDADE BRASILEIRA


A inserção do afrodescendente na sociedade brasileira ocorreu por volta do ano de 1.550, e foi de suma importância na geração de riquezas no Brasil colônia, pois executavama parte manual, isto é, a mão de obra das explorações na área da agricultura e mineração de pedras preciosas.
Estas atividades eram feitas de foram escrava, não lhes sendo dada nenhuma liberdade e contraprestação como forma de pagamento por esta execução e, na maioria das vezes, lhe eram aplicado castigos físicos, como forma de demonstrar que eles deviam obediência aos seus senhores para aexecução das tarefas a eles impostas. Conforme entendimento de Roberto Benjamin: “A colonização do Brasil não teria sido possível sem a contribuição africana em técnicas e em mão de obra”. (2004, p. 104)
Esta utilização de mão de obra escrava não foi algo privativo do Brasil, pois há registros de escravidão em todos os continentes, como por exemplo: no império romano foram utilizados como escravos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Negros e mercado de trabalho no brasil
  • o negro no mercado de trabalho
  • A INSERÇÃO DOS NEGROS NO MERCADO DE TRABALHO
  • Inclusao do negro no mercado de trabalho
  • O negro e o mercado de trabalho hoje
  • situação dos negros no mercado de trabalho
  • Negro no mercado de trabalho
  • A presença do negro no mercado de trabalho

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!