O LÚDICO NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM

Páginas: 9 (2115 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014
O LÚDICO NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM

Adriana M. Hoffmann
Isabel A. da Silva Fontanela
Karina Leopoldino Jorge
Tamiris dos Santos Leandro
Prof. Marilene Izidoro Honorato. do Nascimento
Centro Universitário Leonardo da Vinci- UNIASSELVI
Licenciatura em Pedagogia (PED 1031) Módulo II
11/09/2014





RESUMO:

Este trabalho apresenta um resultado de pesquisa, onde se trata sobra“O lúdico no processo de ensino-aprendizagem”. O lúdico na educação infantil tem sido um dos instrumentos que completa um aprendizado de qualidade para a criança, a partir das técnicas que promovem o desenvolvimento das habilidades fundamentais nesse processo. Nesse sentido, esse trabalho tem a finalidade de compreender a inserção da criança e das atividades lúdicas no contexto da educaçãoinfantil e os reflexos dessa prática em seu desenvolvimento global. Para tanto, utilizou-se uma pesquisa de natureza bibliográfica e elencou-se assuntos pertinentes para esse entendimento. Desse modo, foi explanado sobre a história do brincar, o lúdico na educação infantil e a importância do brincar. A partir dessas ideias houve um entendimento de que as brincadeiras com objetivo pedagógico favorecem oprocesso de ensino-aprendizagem e tornam o sujeito mais consciente de seu papel na sociedade.

Palavras chaves: Lúdico, educação infantil, ensino-aprendizagem.




1. INTRODUÇÃO

O lúdico na educação infantil tem sido uma das estratégias mais bem sucedidas no que concerne à estimulação do desenvolvimento cognitivo e de aprendizagem de uma criança. Essa atividade é significativa por quedesenvolvem as capacidades de atenção, memória, percepção, sensação e todos os aspectos básicos referentes à aprendizagem.

É interessante que o jogo lúdico seja planejado e sistematizado para mediar avanços e promover condições para que a criança interaja e aprenda a brincar no coletivo, desenvolvendo habilidades diversas.

A escola e o educador atuam em parceria a fim de direcionar asatividades com o intuito de desmontar a brincadeira de uma ideia livre e focar em um aspecto pedagógico, de modo que estimulem a interação social entre as crianças e desenvolva habilidades intelectivas que respaldem o seu percurso na escola.

Desenvolver o lúdico no contexto escolar exige que o educador tenha uma fundamentação teórica bem estruturada, manejo e atenção para entender a subjetividade decada criança, bem como entender que o repertório de atividades deve estar adequado as situações.

Nesse sentido, a psicologia pode contribuir nessa compreensão do desenvolvimento global dessa criança e fornecer subsídios para a educação infantil no sentido de aprimorar as técnicas de manejo.



2. ESTRATÉGIA DE APRENDIZAGEM

Faz-se um breve conceito sobre a investigação na abordagem dealguns autores e teóricos para situar-se sobre o tema pesquisado.

A atividade lúdica se caracteriza por uma articulação muito frouxa entre ofim e os meios. Isso não quer dizer que as crianças não tendam a um objetivoquando jogam e que não executem certos meios para atingi-lo, mas é frequente que modifiquem seus objetivos durante o percurso para se adaptar a novos meios ou vice-versa [...],portanto, o jogo não é somente um meio deexploração, mas também de invenção (Bruner, apud Brougère, 1998, p.193).


A palavra lúdico vem do latim ludus e significa brincar. Neste brincar estão incluídos os jogos, brinquedos e divertimentos e é relativa também à conduta daquele que joga, brinca e que se diverte. Por sua vez, a função educativa do jogo oportuniza a aprendizagem do indivíduo, seu saber,seu conhecimento e sua compreensão de mundo.

Conforme Piaget citado por (Wadsworth, 1984, p. 44),

O jogo lúdico é formado por um conjunto linguístico que funciona dentro de um contexto social; possui um sistema de regras e se constitui de um objeto simbólico que designa também um fenômeno. Portanto, permite ao educando a identificação de um sistema de regras que permite uma estrutura...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O LÚDICO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM
  • o lúdico no processo ensino aprendizagem
  • O lúdico no processo ensino aprendizagem
  • A importância do lúdico no processo de ensino-aprendizagem
  • Influências do lúdico no processo de ensino e de aprendizagem
  • Jogos lúdicos no processo de ensino-aprendizagem
  • O jogo e o ludico no processo de ensino e aprendizagem
  • A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!