estagio

Páginas: 8 (1935 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014
SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO
2. OBJETIVO
3. ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NO ESTÁGIO
3.1. Sistema de Informação
3.2. Organização dos Documentos
3.3. Parâmetros para Análise da Nota fiscal
3.3.1. Enquadramento da Empresa no Sistema Tributário
3.3.2. Classificação e interpretação de CFOP (Código Fiscal de Operações e Prestações)
3.3.3. Classificação e interpretação de CST (Código de SituaçãoTributária)
3.4. Lançamento de Notas no Sistema
3.4.1. Entradas
3.4.2. Saídas
3.4.3. Serviços
3.5. Impostos
3.5.1. Simples
3.5.2. ISS
3.5.3. ICMS
3.5.4. ICMS-ST
3.5.5. PIS
3.5.6. Cofins
3.5.7. CSLL
3.6. Apuração dos Impostos
3.7. Escrituração de livros fiscais
3.7.1. Entradas
3.7.2. Saídas
3.7.3. Serviços prestados e tomados
3.7.4. Registro de Apuração de ICMS
3.8. SPED
3.8.1.Fiscal
3.8.2. Contribuições
3.9. Preenchimento e entrega de demonstrativos
3.9.1. Dacon
3.9.2. Sintegra
4. CONCLUSÃO
5. ANEXOS

















1. INTRODUÇÃO

“Contabilidade é a ciência que estuda e controla o patrimônio das entidades, mediante o registro, a demonstração expositiva e a interpretação dos gastos nele ocorridos, com o fim de fornecer informações sobre suacomposição e variações, bem como sobre o resultado econômico e decorrente da gestão da riqueza patrimonial” (Hilário Franco 1996).
É um instrumento que fornece diversas informações úteis para tomada de decisão, dentro e fora das empresas. Por meio da contabilidade é possível conhecer toda a estrutura econômica e financeira das entidades. Utilizando de registros a contabilidade acumula e resume dadosrelacionados com o patrimônio das empresas, tornando mais fácil sua interpretação.
O presente trabalho diz respeito ao relatório de estágio supervisionado realizado pela aluna do 7º semestre do curso de Ciências Contábeis da faculdade Unifac – Faculdades integradas de Botucatu, realizado na empresa Multicon Assessoria e Processamento S/C Ltda, localizada na Rua Visconde do Rio Branco nº1134,Centro da cidade de Botucatu, no qual iniciou o estágio no departamento fiscal, tendo uma experiência superficial em todas as áreas do escritório, mas exercendo as atividades neste departamento, sendo assistida pelo profissional Edvaldo Sérgio Pereira inscrito no CRC sob o número 1SP221679/o-4.
Este setor da contabilidade tem como função a determinação da forma de tributação mais adequada para seusclientes e também define suas obrigações na legislação federal, estadual e municipal. Em vista disso, mantemos esse setor em constante treinamento. Nele é feita a escrituração de todos os documentos fiscais, sendo notas de entradas, saídas e prestação de serviços, efetuando a apuração e a preparação das guias de recolhimento.

2. OBJETIVO

É importante mostrar e identificar os vários aspectosque a profissão tem que cumprir e o planejamento ao desenvolvimento financeiro de cada empresa, e as obrigações que a Lei exige que sejam cumpridas.
Além de necessário para compor a carga horária curricular do curso, o estágio tem o objetivo de preparar o  aluno para a profissão aplicando a teoria adquirida. Durante o desenvolvimento do estágio, como existem várias áreas de especializações, acabasendo uma oportunidade de ter contato com as diferentes áreas de atuação do Contador, auxiliando em suas escolhas futuras de emprego.

3. ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NO ESTÁGIO
3.1. Sistema de Informação

Já não se admite mais métodos de escrituração contábil feito a mão. Com a grande concorrência, as empresas de contabilidade investem na informática para oferecerem um serviço mais rápido e demelhor qualidade. A informática permitiu mudanças sensíveis na atuação do profissional contábil. Antes, este perdia muito tempo com lançamento e com isso estava mais sujeito a erros inadmissíveis nos dias atuais.
Graças ao computador, o contador está mais para um analista de contabilidade. Isso se deve ao fato de que os softwares fazem de tudo dentro do departamento de contabilidade, dentro de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Estagio
  • Estagio
  • Estágio
  • Estagio
  • Estagio
  • Estagio
  • Estagio
  • Estagios

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!