O Inferno de Dante

Páginas: 16 (3885 palavras) Publicado: 5 de março de 2015
O INFERNO DE DANTE – POR RODOLFO REIS
Antes de fazer uma viagem dentro da historia de Dante, vamos conhecer um pouco da importância de Dante Alighieri.
Nasceu em Florença na Itália em 1265, onde viveu a primeira parte da sua vida até ser injustamente exilado. Dante era um personagem muito forte na politica de Florença,. Foi exilado por divergência politica após a “Guerra” entre Guelfos Brancose Guelfos Negros. Dante era um Guelfo Branco e não apoiava o poder total do Papa no governo, enquanto do Guelfo Negros apoiava o poder total do Papa. O exílio foi ainda maior do que uma simples separação física de sua terra natal: foi abandonado por seus parentes. Apesar dessa condição, seu amor incondicional e capacidade visionária o transformaram no mais importante pensador de sua época.
Já noexilio Dante começou a escrever seu famoso livro, A comédia. Mais tarde, foi rebatizada com o adjetivo Divina por Boccacio ( o 1º biografo de Dante).
No livro Dante faz uma critica a religião, politica, filosofia e etc. e também a personagem políticos, históricos e religiosos da historia da Itália.

O INFERNO
O Inferno é a primeira parte da "Divina Comédia" de Dante Alighieri, sendo as outrasduas, o Purgatório e o Paraíso. Está dividido em trinta e quatro cantos (uma divisão de longas poesias), possuindo um canto a mais que as outras duas partes, que serve de introdução ao poema. A viagem de Dante é uma alegoria através do que é essencialmente o conceito medieval de Inferno, guiada pelo poeta romano Virgílio. No poema, o inferno é descrito com nove círculos de sofrimento localizadosdentro da Terra. 

Dante se ver perdido numa selva escura (a selva é uma representação simbólica da perdição no pecado, "onde a confusão é tão grande que a alma não se acha capaz de reencontrar o caminho certo". Uma vez perdido na selva escura, um homem só poderá escapar se, através do uso da razão do intelecto, descer de forma que veja o seu pecado não como um obstáculo externo. Dante encontraum monte e seu objetivo é subir, e der repente ele esta rodeado de 3 feras impedindo ele de passar: uma Onça, um Leão e uma Loba. provavelmente os animais representam três tipos de pecados (que são discutidos no Canto 11) e também três divisões do inferno, é uma representação alegórica dos pecados de acordo com Tomás de Aquino, que influenciou Dante. A Pantera (incontinência), o leão (violência) ea loba (fraude) refletem níveis de gravidade de acordo com os conhecimentos do homem (quanto mais se sabe, mais grave é o pecado)
Então Dante encontra Virgílio – que seria seu autor favorito para sair dali. Virgílio propõe a Dante uma jornada pelo inferno, purgatório e paraíso. Dante se acovarda e tenta desistir da jornada, entretanto Virgílio o impede e revela ter sido mandado por Beatriz – aamada do Dante que saiu do céu e foi falar com Virgílio, no Limbo – para que o ajudasse. Então, Dante recupera sua coragem e é iniciada a sua epopeia.
PORTA DO INFERNO
Virgílio e Dante chagam a Porta do Inferno, um lugar não há porta e nem cadeados apenas um arco com um aviso que adverte:
“Por mim vai-se a cidade que é dolente,
Por mim se vai até a eterna dor,
Por mim se vai entre a perdidagente.
Moveu justiça o meu supremo autor:
Divina potestade faz-me e tais
A suma sapaciencia, o primo amor.
Antes de mim não houve cousas mais
Do que as eternas e eu eterna duro.
“Deixai toda a esperança, vós que entrais”

VESTÍBULO DO INFERNO
O "Vestíbulo do Inferno"  é onde estão os mortos que não podem ir para o céu nem para o inferno. "O céu e inferno são estados onde uma escolha épermanentemente recompensada (de forma positiva ou negativa), deve também existir um estado onde a negação da escolha seja recompensada, uma vez que recusar a escolha é escolher a indecisão." O vestíbulo é a morada dos indecisos, covardes e que passaram a vida "em cima do muro". Eles nunca quiseram assumir compromissos, tomar decisões firmes, por acharem que assim perderiam a oportunidade de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O inferno de dante
  • O inferno de Dante
  • Inferno de Dante
  • A presença da violência no Inferno, de Dante
  • Os infernos
  • dante
  • Dante
  • Dante

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!