O Inferno de Dante

Páginas: 7 (1578 palavras) Publicado: 25 de agosto de 2013
Contexto histórico

Dante Alighieri nasceu em Florença, uma região destacada e rica da Itália, em uma época de conflitos políticos e religiosos. Era governada, desde 1115 por uma comuna medieval autônoma, e por isso estava mergulhada em lutas internas. Em 1257 a cidade foi dividida em uma rivalidade política de facções lideradas pela Vieri de 'Cerchi e Corso Donati. Estas lutas levaram aoexílio dos guelfos brancos, um dos quais participantes era Dante Alighieri.
Na Idade Média, o território da Toscana tomou seu aspecto urbanístico atual. A atormentada ortografia e as atribulações políticas contribuíram para um padrão de ocupação territorial composto por vários centros pequenos nas colinas, ao passo que as principais cidades desenvolveram-se ao longo dos rios, ou no litoral. Ademais,todo o território estava pontilhado por fortalezas e castelos. A Toscana, mais que em outros lugares, sempre apresentou uma densa sensibilidade para a arquitetura, que resultou na melhor preservação de tão rico patrimônio, e que estaca suas raízes na mesma cultura que propiciou o florescimento de tantas correntes artísticas e que deu origem à língua italiana, cujo Dante é considerada pai graçasaudácia de escrever no dialeto toscano.
Dante Alighieri viveu em um período de transformação filosófico, artístico, literário religioso e científico. Compreendendo, grosso modo, a transição do período Medieval para a Idade Moderna. Dante viveu no predomínio do período gótico - 1200, criticando, denunciando e expondo o período medieval e alvorecendo idéias renascentistas em suas obras.

DanteAlighieri

Um verdadeiro poeta, filósofo, político e “pai da língua italiana”, Dante Alighieri nasceu em Florença em 1265, no século XIII e morreu de malária em Ravenna em 1321, no século XIV aos 56 anos de idade.
Dante viveu com intensidade e coerência, pois lutou na Batalha de Campaldino, defendeu os ideais dos Guelfos Brancos, que respeitavam o papado, mas se opunham à sua interferência napolítica da cidade, sofreu o exílio por dois anos, lidou com a traição, amou platonicamente Beatriz de Portinatri, com que ele só trocou algumas palavras de saudação antes de sua morte prematura aos 24 anos.
Toda a vida de Dante, o valor estético e moral daqueles que o influenciaram, a denúncia à política, o desmascaramento de seus inimigos, seus agradecimentos a Deus, sua dor, sua solidão, suasabedoria, sua religião, sua filosofia doutrinária e seu amor sublime estão presentes na Divina Comédia.
Dante estabeleceu na obra uma forma de entender o sentindo da vida e da morte, a partir das culpas, os medos e as promessas.

A Divina Comédia

O Poema Sagrado de Dante é uma obra prima da literatura mundial e foi um salto de transição do pensamento medieval ao renascentista. A Divina Comédiafoi escrita na voz do povo, no dialeto toscano, semente do italiano atual. Sua escrita começou em 1304 e foi fechado na época da morte do poeta.
A Divina Comédia de Dante Alighieri foi uma crítica ao poder papal e imperial de sua época, um protesto irônico contra os costumes já decadentes de sua cidade, aos seus políticos e ao mesmo tempo um tratado de Ética e Moral, Filosofia e Religião, semse descuidar de aspectos mundanos.
A trilogia articula o poema inteiro: Razão – Humano – Fé, Virgílio – Dante – Beatriz, Onça – Leão – Loba, Pai – Filho – Espírito Santo, Passado – Presente – Futuro, Culpa – Redenção – Esperança, e outras muitas associações que permeiam a consciência da Trindade.

Primeiro Círculo – O limbo

O limbo é o local onde as almas que não puderam escolher a Cristo,mas escolheram a virtude, não têm a esperança de ir ao céu, pois não tiveram fé em Cristo. Aqui também ficam os não batizados e aqueles que nasceram antes de Cristo, como Virgílio. Na mitologia clássica, o Limbo não fica no inferno, mas suspenso entre o céu e o mundo dos mortos. Na poesia de Dante não se tem uma noção precisa de como se chega lá, pois o poeta desmaia no ante-inferno e quando...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O Inferno de Dante
  • O inferno de dante
  • O inferno de Dante
  • Inferno de Dante
  • A presença da violência no Inferno, de Dante
  • Os infernos
  • dante
  • Dante

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!