Inferno de Dante

Páginas: 9 (2207 palavras) Publicado: 30 de setembro de 2013
Inferno de Dante

O inferno é a primeira das três partes da Divina Comédia ( sendo as outras duas Purgatório e Paraíso ), que no total tem 34 cantos e é usada como uma introdução ao poema. Sendo influência para vários pintores, essa introdução se passa na caracterização de inferno na idade média ( no início do século XIV ), onde Dante é guiado por Virgílio até la. Essa parte da Divina Comédiase passa nos Nove Círculos, estando eles em baixo da terra.

Acreditava-se que o inferno era divido entre os Nove Circulos, Três Vales, Dez Fossos e Quatro Esferas, sendo que foi criado assim pela teoria que o universo era formado por círculos concêntricos ( circulos com o mesmo centro ).

A justiça era feita de acordo com um dos pensamentos de Aristóteles : "deve ser observado que há trêsaspectos das coisas que devem ser evitados nos modos: a malícia, a incontinência e a bestialidade.". Sendo que, a alma sem controle tem culpa ( sendo a menos importante ), não pior que a vontade de pecar, sendo que se ela surgir da natureza animal, não é tão grave quanto aquele cometido usado a inteligência dada ao homem, e mesmo assim se for um crime cometido à alguém que pode se defender, não épior do que um cometido contra alguém de confiança, sendo considerado traição, o pior dos pecados e submetido ao círculo mais fundo !

Em uma parte dos cantos, Dante se perde na Selva sombria,( acredita-se que a selva seja a representação da perdição no pecado ), sendo que almas que ficavam nela perdiam até a esperança de sair de la, sendo que para sair, deveria ver o seu pecado não com umobstaculo ( já que durante a trajetória apareceria feras de acordo com seu pecado ) e sim como uma vontade de morte e caos representando o inferno em si. Dante encontra um monte, que seria a representação do purgatório ou o arrependimento.

Ao escalar, Dante se depara com 3 feras, sendo elas uma pantera, um leão e uma loba ( representando, respectivamente, incontinência, violência e fraude )representando os pecados que influenciaram Dante e representavam os níveis de gravidade dos pecados de acordo com a sabedoria ( ou seja, um pecado cometido por uma criança não era importante, de um adulto já era grave e de um idoso era o mais grave, por ser o mais velho e saber distinguir o certo do errado ).

Ao chegar no topo reencontra Virgílio, que propõe uma jornada passando pelo inferno, purgatório eparaíso, que se encerra no canto 1. No canto 2, Dante fraqueja e tenta desistir, mas Virgílio fala a Dante que foi mandado por Beatriz, para que o ajudasse. Sabendo disso, Dante continua sua jornada.

Ao portal do inferno, não tem cadeados ou portas, simplesmente um arco com uma mensagem : "uma vez dentro, deve-se abandonar toda a esperança de rever o céu, pois de lá não se pode voltar.". Issomostra que a alma só tem livre-arbítrio viva, sendo que quando morta perde quaisquer tipo de decisão ou escolha.

Antes do primeiro círculo, ainda tem o Vestíbulo do Inferno. Ali se encontra os mortos que não podem ir pro inferno, muito menos pro céu. É a morada dos indecisos, dos covardes, daqueles que, na vida, nunca quiseram assumir algum compromisso ou nunca tomaram uma decisão precisa poracharem que teriam sempre resultados ruins.
Os covardes tinham uma penalidade diferenciada, eram obrigados a correr em filas atras de uma bandeira que se move rapidamente, sendo picados por vespas e moscões.

??Os Nove Círculos do Inferno??

Mais uma parte massiva... mas essa é mais interessante ainda... Continua sentado e confortável.

1º : o Limbo ( virtuosos pagãos ) - Com o próprio nomejá se deduz.. É o limbo. Não se sabe como nem o porque de uma alma ser condenada a ficar ali, já que Dante adormece no Vestíbulo do Inferno e acorda ali. Antes do limbo há um abismo sem fim que se ouve gritos de condenados. Ali viviam os bons que viveram antes da morte de Cristo ( por isso o nome pagão ) e Virgílio era desse círculo. Só foram para o céu nesse circulo ( principalmente ) Adão,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O Inferno de Dante
  • O inferno de dante
  • O inferno de Dante
  • A presença da violência no Inferno, de Dante
  • Os infernos
  • dante
  • Dante
  • Dante

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!