O fisioterapeuta e suas atuações em UBS, escolas, empresas e centros especializados.

Páginas: 6 (1304 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014

A Atenção Primária à Saúde (APS) pressupõe um conjunto de ações individuais e coletivas relacionadas à promoção e proteção da saúde, prevenção de agravos, diagnóstico, tratamento e reabilitação – constituindo-se em uma das principais portas de entrada para o sistema de saúde, devendo resolver 80% dos problemas de saúde da população. Ela está centrada na família e na participação ativa dacomunidade e dos profissionais responsáveis pelo seu cuidado.


















O fisioterapeuta e suas atuações em UBS, escolas, empresas e centros especializados.
As legislações relevantes sobre a atuação do fisioterapeuta na ABS são a COFFITO-10, que aprova o Código de Ética Profissional em 1978; a COFFITO-80 em 1987.A Resolução COFFITO-10 define como responsabilidade fundamentaldo fisioterapeuta prestar assistência ao homem, participando da promoção, tratamento e recuperação de sua saúde e, como membro de uma equipe de saúde, participar de programas de assistência à comunidade, em âmbito nacional e internacional.
As diretrizes defende como competências e habilidades gerais fisioterapêuticas o desenvolver ações de prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde,tanto em nível individual quanto coletivo e, no trabalho em equipe multiprofissional, estar apto a assumir posições de liderança, sempre tendo em vista o bem-estar da comunidade.
Em decorrência de algumas características do trabalho da fisioterapia na ABS (Atenção básica de saúde)serem diferentes das realizadas em outros níveis de atenção à saúde, o fisioterapeuta teve que agregar novosvalores à sua como: as intervenções em domicílios, escolas, salões das UBS, igrejas, praças, etc...
O Fisioterapeuta está conquistando seu espaço na saúde coletiva e adquirindo importância nos serviços de atenção primária como no caso da ESF esta inserção é um processo em construção, que maximiza o seu trabalho, alcançando grupos de pessoas e influenciando positivamente na melhoria da qualidade devida da sociedade.
A Fisioterapia na atuação individual reabilitadora realiza intervenção, quase que exclusivamente, como a cura, a reabilitação, o desenvolvendo a capacidade residual funcional de indivíduos, agindo no controle de danos. Já a Fisioterapia coletiva possibilita e incentiva a atuação também no controle de risco, ou seja, a atuação é direcionada aos grupos populacionais doentes e nãodoentes, mas com risco potencial de adoecer.
O atendimento fisioterapêutico não deve ser exclusivamente individualizado, deve-se enfatizar, também, o atendimento em grupo, com ações voltadas para a prevenção e promoção da saúde. Sendo uma prática profissional baseada em decisões coletivas, numa perspectiva interdisciplinar. Assim, a profissão teve que agregar novos valores à sua prática, atuando emintervenções domiciliares, em escolas, salões das UBS, igrejas, praças, entre outros.
Os Fisioterapeutas inseridos na ESF, instituídos na Unidade Básica de Saúde (UBS) podem realizar diversas atividades individual ou em grupos como: grupos de gestantes, grupos de postura, grupos de mãe de crianças com infecção respiratória aguda, grupo de prevenção de inaptidão em hanseníase, grupo demães com filhos com problemas neurológicos, grupo de idosos, proceder na saúde da criança, atendimento individual, estimulação necessária em crianças com atraso no desenvolvimento neuropsicomotor, trabalho nas creches, reeducação postural global, restabelecer cuidadores dentro do ambiente familiar de orientação à saúde, trabalhadores vítimas de acidentes de trabalho e de doenças do trabalho lesões poresforços repetitivos - LER/doença osteomuscular relacionada ao trabalho - DORT, crianças em idade escolar sob riscos ergonômicos das escolas, diabéticos e hipertensos, pacientes acamados e usuários de prótese e órtese.
Uma grande possibilidade de atuação da Fisioterapia na Atenção básica de Saúde (ABS) são os trabalhos com grupos, tendo como estratégia atender uma grande demanda e a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Centro de referências especializado de assistência social
  • Centro de referencia especializado em assistência social.
  • Projeto de intervenção(centro de saúde especializado)
  • Empresa Centro Estetico
  • Centro de Referência Especializado de Assistência Social
  • O Programa Centro Especializado de Assistencia Social: atuação do pedagogo
  • CREAS Centro de Referencia Especializado de Assistência Social
  • CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social)

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!