O ENSINO E A APRENDIZAGEM

Páginas: 7 (1702 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014
O ensino e aprendizagem: Os dois métodos
CAGLIARI, José Carlos; Alfabetizando Sem,O BÁ,BÉ,BI,BÓ,BU (2ª edição 3ª impressão) scipione 2014


“A questão metodológica não é a essência da educação, apenas uma ferramenta”(p.38).
“Existe no mercado, uma quantidade enorme de livros e publicações a respeito de métodos de ensino (raramente de métodos de aprendizagem) [...]” (p.38)
“Por incrível quepareça, existe uma confusão muito grande entre ensino e aprendizagem em meio as pessoas que lidam com educação” (p.38)
“Ensinar é um ato coletivo [...].Quem ensina procura transmitir informações que julga relevantes[...]”(p.38).
Aprender é um ato individual: [...].A aprendizagem não se processa paralelamente ao ensino” (p.38)
“No ensino, é muito importante o que se diz; na aprendizagem, o quese faz, mesmo quando o fazer significa dizer”(p.39)
“A aprendizagem é sempre um processo construtivo na mente e nas ações do individuo [...] por isso, a aprendizagem será sempre um processo heterogêneo, ao contrário do ensino, que costuma ser tipicamente muito homogêneo” (p.39).
“[...] Aprender depende muito da história de cada aprendiz, de seus interesses, de seu metabolismo intelectual [...].A aprendizagem precisa partir de uma opção individual” (p.39).
“Há muitas maneiras de aprender: ir à escola é uma forma prática e organizada (pelo menos deveria ser)de aprender”as coisas da escola”(p.39).
“A insensibilidade dos professores, da escola e dos órgãos públicos com relação ao processo de aprendizagem é patente e geralmente catastrófica para o ensino “(p.40).
“O que mais falta naeducação deste país é a figura do educador. Há muitos professores e profissionais da educação, mas poucos educadores” (p.40)
“Está na hora de devolver a educação pra os educadores, está na hora de exigir daquelas pessoas que lidam com educação uma competência maior” (p.40).
“A evidência da incompetência da educação neste país encontra-se na falta de um projeto de educação” (p.41)
“O grande trabalhoeducativo deve voltar às mãos do professor. [...] Sem o professor, não há escola, e, sem escola, não há educação de massa, de que o Brasil tanto precisa” (p.(41)
“Por essas razões, entre outras, pode-se dizer que a educação, na sua essência, tem dois métodos apenas, com muitas variantes: um baseado no ensino e outro na aprendizagem. A verdadeira prática educativa serve-se de ambos, na medidaadequada. [...]” (p.42).
“Em primeiro lugar, podemos dizer que todos os métodos, no fundo, baseiam-se em um dos dois métodos básicos, que vou chamar de método de ensino (método 1) e método de aprendizagem (método 2)”(p.42).
“É importante levar em conta ainda o fato de que, na prática,esses métodos dependem muito da concepção de linguagem que as pessoas têm:professor e aluno,quem ensina e quemaprende .A linguagem exerce,na alfabetização,uma importância fundamenta”.(p.42)
“Por exemplo, toda cartilha (independentemente do método que lhe seja atribuído pelo autor ou pelos entendidos) baseia-se exclusivamente no método do ensino” (p.43)
“Outro exemplo: o método fônico considera que uma criança, aprendendo a reconhecer e a analisar os sons da fala, passa a usar o sistema alfabético daescrita de maneira melhor. Essa idéia revela uma concepção de linguagem segundo a qual uma pessoa “fala melhor” quando monitoriza os sons que pronuncia, [...]” (p.43)
“Outra concepção de linguagem muito facilmente detectada através da prática escolar é aquela que considera que a função mais importante da linguagem ,se não a única, é a comunicação”(p43)
“O método 1 volta-se exclusivamente para oprocesso de ensino ,nesse caso, a situação inicial do aprendiz é interpretada como um começo absoluto de tudo,o marco zero de uma caminhada ,uma página em branco onde se vai começar a escrever sua vida escola”.(p.44)
“A técnica do método 1, na alfabetização,consiste na atividade do desmonta-e-monta da linguagem, em todos os seus níveis de todas as formas possíveis” (p.44)
“Desmontar e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • ensino aprendizagem
  • Ensino e Aprendizagem
  • Ensino Aprendizagem
  • Ensino aprendizagem
  • ensino e aprendizagem
  • Ensino aprendizagem
  • ENSINO E APRENDIZAGEM
  • Ensino e aprendizagem

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!