O consumo

Páginas: 5 (1236 palavras) Publicado: 21 de agosto de 2014
Noção

O consumo é o conceito da utilização dos bens e serviços na satisfação das necessidades. O consumo ocorre no momento em que nós utilizamos os bens que obtemos na satisfação das nossas necessidades.

Tipos de Consumo:

. Intermédio;

. Final:

. Privado;

. Público

. Individual;

. Coletivo;

. Essencial;

. Supérfluo;

. Intermédio;



O bem é utilizadopara produzir outros bens, desaparecendo no ciclo produtivo (energia) ou sendo incorporado noutros bens (matérias-primas).

Final (noção)

A utilização do bem permite a satisfação direta e imediata da necessidade, implicando a sua destruição imediata (alimentos) ou progressiva (vestuário).

Quanto ao beneficiário o consumo final divide-se em:

Consumo Individual:

. O uso de um bem ouserviço por uma pessoa impede o seu uso por outra em simultâneo (alimentos).

.Consumo Coletivo: É efetuado para satisfazer necessidades coletivas (serviços de transporte públicos, estradas, etc.).

Quanto à necessidade que satisfazem:

Essencial: Despesa com a satisfação das necessidades primárias (alimentação, saúde, por exemplo);

Supérfluo: Despesa com a satisfação das necessidadesterciárias (por exemplo, perfumes e jóias).

Relatividade dos padrões de consumo

Estruturas de consumo: - Modo como os consumidores distribuem o seu rendimento pelas várias classes e bens de consumo.

Padrão de consumo: - Modelo específico de consumo de uma dada sociedade ou grupo, que variam em função da época, da localidade, do meio sociocultural, do rendimento das famílias, etc.

Fatoresdeterminantes do Consumo:

Económico - Rendimento: O nível de rendimento de que usufruímos determina, obviamente, a quantidade e qualidade dos bens e serviços que decidimos adquirir. Sendo o nosso rendimento baixo, só conseguiremos adquirir os bens e serviços necessários à satisfação das nossas necessidades primárias, mas quando o nosso rendimentos for superior, já poderemos pensar na aquisiçãodaqueles outros bens e serviços necessários à satisfação das nossas necessidades secundárias ou também das terciárias.

Lei de Engel

Preço dos Bens: - O preço dos bens influencia, de forma determinante, as decisões dos consumidores, os quais, como se sabe, procuram atingir a máxima satisfação com o mínimo de dispêndio de recursos.

Inovação Tecnológica: - A introdução de novas tecnologiasnos processos produtivos assume uma muito especial relevância, quer pelos custos mais baixos a que conduz, quer pela melhoria da qualidade e aumento da quantidade dos bens que se produzem, quer ainda pela criação de novos produtos, mais sofisticados e com potencialidades superiores.

Fatores extra-económicos

Estrutura etário dos agregados familiares: - A idade e o sexo constituem um fator dediferenciação do consumo, como por exemplo, uma idosa não vai usar o mesmo vestuário que uma jovem adolescente.

Modos de vida: - Os bens e serviços usados pelo consumidor final variam de acordo com o meio natural, socioeconómico e cultural. Para além destes contrastes entre estas diversas civilizações, também existem os líderes de opinião e as classes sociais mais elevadas que condicionam oshábitos de consumo, como por exemplo, o “efeito imitação” e o uso de roupa de “marca”, mesmo sendo um produto da contrafação.

Moda: - A sua influência no consumo traduz-se por uma constante renovação dos bens que já se possuem. A moda ou a publicidade têm especial influência no consumo uma vez que elas nos convidam ao consumo criando-nos necessidades que nem sabíamos que tínhamos.

Sociedade deConsumo

Sociedade caracterizada pela grande abundância e diversidade de produtos estandardizados fabricados em série e que, através dos meios adequados, criam no consumidor a necessidade de os adquirir. No seu limite, a sociedade de consumo origina o aparecimento de comportamentos designados genericamente por consumismo.

Consumismo

É o conjunto de comportamentos e atitudes que se...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Consumo
  • CONSUMO
  • o consumo
  • Consumo
  • consumo
  • Consumo
  • Consumo
  • Consumo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!