CONSUMO

Páginas: 9 (2207 palavras) Publicado: 28 de março de 2014
Barbosa, Lívia. Sociedade de Consumo (Rio de Janeiro, Ed. Zahar, 2010)

Para a autora, consumir seja para necessidades básicas ou supérfluas está presente em toda e qualquer sociedade humana.
Então o que significa “consumo” no rótulo da sociedade de consumo?
Algumas sociedades, mesmo privilegiando o consumidor, o consumo não é uma forma de diferenciação social. Ou seja, a escolha daidentidade e do estilo de vida não é um ato individual e arbitrário, como alguns autores interpretam nas sociedades orientais contemporâneas.
Por exemplo na sociedade indiana, é a religião quem determina o tipo de alimentação, vestuário, comportamento.
Quais as razões que levam as pessoas a consumirem determinados tipos de bens?
Qual o significado e importância do consumo como um processo que mediarelações sociais?
Para Lívia Barbosa, consumir e utilizar elementos da cultura material como elemento de construção e afirmação de identidades, diferenciação e exclusão social são universais.
Todo e qualquer ato de consumo é essencialmente cultural.
Se admitirmos que a sociedade moderna contemporânea é uma sociedade de consumo, significa admitir que o consumo preenche, entre nós, uma função acimae além daquela de necessidades materiais e de reprodução social comum a todos os demais grupos sociais.
Estilo de vida e identidade, tornaram-se, opcionais. Posso ser quem eu escolher, independente de minha posição social, idade ou renda.
O estilo de vida pode caracterizar-se como individualidade.
Teorias sobre a “sociedade de consumo” diz respeito sobre o porquê do consumo desempenhar umpapel tão importante no interior da sociedade contemporânea ocidental.
Teorias sobre o “consumo” procuram respostas para os processos sociais que estão na escolha de bens e serviços, qual o impacto da cultura material na vida das pessoas e como o consumo se conecta a outros aspectos da vida social.
Don Slater, autor do livro Cultura de Consumo e Modernidade, define a sociedade de consumo através deseguintes tópicos:
a) A cultura do consumidor é uma cultura de consumo de uma sociedade de mercado. O consumo se tornou o foco da vida social. Nesta perspectiva a sociedade contemporânea é descrita como negativa, em que os indivíduos são aferidos que pelo que tem e não pelo que são. Mas em outra perspectiva, o consumidor tem autonomia de escolha.
b) Cultura do consumidor é a cultura de umasociedade de mercado. O que consumimos está sob a forma de mercadorias. O acesso das pessoas às mercadorias é consequência de recursos materiais, dinheiro, e culturais, estilo de vida. Salário e Classe Social. A cultura do consumidor é, portanto, cultura de uma sociedade capitalista.
c) A cultura do consumidor é, em princípio, universal e impessoal. Impessoal porque as mercadorias não são produzidaspara um indivíduo especifico, mas para uma sociedade de massas. O consumidor passa a ser construído como um objeto. Universal porque todos nós somos livres e iguais e podemos adquirir o que quisermos, desde que tenhamos recursos para isso.
d) Cultura do consumidor identifica liberdade com escolha e vida intima. Ser consumidor é fazer escolhas do que e onde comprar, sem interferência de terceiros.O ato de consumo é um ato privado. Como a sociedade pode se manter unida se a escolha dos indivíduos é baseada nas suas preferências pessoais?
e) As necessidades dos consumidores são ilimitadas e insaciáveis. A insaciabilidade pode ser interpretada como uma consequência da sofisticação e da personalização dos desejos e necessidades das pessoas, e como uma exigência do sistema capitalista para asua própria sobrevivência.
f) A cultura do consumidor é a forma privilegiada para negociar identidade e status em uma sociedade pós-tradicional. A identidade social é construída pelos indivíduos a partir de suas escolhas individuais.
g) A cultura do consumo representa a importância crescente da cultura no exercício do poder. O poder de escolha do indivíduo é uma real liberdade de escolha ou...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Consumo
  • o consumo
  • Consumo
  • consumo
  • Consumo
  • Consumo
  • Consumo
  • Consumo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!