M TODOS CONTRACEPTIVOS CIR RGICOS

350 palavras 2 páginas
MÉTODOS CONTRACEPTIVOS CIRÚRGICOS
Métodos contraceptivos cirúrgicos são considerados métodos irreversíveis, apesar de que em alguns casos é possível à reversão, isso depende de caso para caso, esse método é indicado para casais com prole completa ou risco caso ocorra nova gestação.
Laqueadura é o método contraceptivo utilizados em mulheres, ocorre por meio de uma incisão cirúrgica nas trompas de falópio, rompendo o caminho percorrido pelos óvulos na direção do útero impossibilitando a união deles aos espermatozoides.
Neste caso é colocado anéis, clipes titânicos ou queimadura das trompas para “cercar” os óvulos, é uma intervenção confiável, mas pode ocorrer falhas devido à ação do médico cirurgião, causando lesões nas artérias, nó intenso nas tubas uterinas entre outras complicações.
No caso de laqueadura a chance de gravidez após a cirurgia cai para menos de 1%, e conforme a Lei 9.263, de 1996 somente mulheres com faixa etária superior a 25 anos, após realização de duas cesárias podem fazer laqueadura.
Vasectomia é o método contraceptivo cirúrgico utilizado em homens, permitindo ao homem a eliminação da sua fertilidade e bastante utilizado por casais que optam por não terem mais filhos. Essa intervenção cirúrgica é simples, onde é extraído uma fração de cada um dos dutos deferentes (canais onde ocorre o transporte dos espermatozoides aos testículos). É um processo difícil de ser revertido e não influência no desempenho sexual e ereção do homem. O pós-cirúrgico é tranquilo, mas pode ocorrer dor e inchaço no local. A esterilização masculina é muito mais fácil que a laqueadura, mas muitos homens temem seu desempenho sexual, optando por outros tipos de controle de natalidade.
É importante ressaltar que os métodos contraceptivos cirúrgicos não substituem o uso de preservativos contra doenças sexualmente transmissíveis.

REFERÊNCIAS

Métodos Contraceptivos
Disponível em: http://metodoscontraceptivos2a.blogspot.com.br/2011/06/metodos-cirurgicos.html Acesso em 15

Relacionados

  • resumo de farmacologia
    93026 palavras | 373 páginas
  • embriologia humana
    41073 palavras | 165 páginas
  • Exames
    147597 palavras | 591 páginas