ALGUNS TRANSTORNOS DE PERSONALIDADE

953 palavras 4 páginas
ALGUNS TRANSTORNOS DE PERSONALIDADE

PARANÓIDE: Padrão de desconfiança e convicção excessivo (ex. minha esposa é infiel).
Busca provar para os outros. Pessoa hipervigilante ao perigo e não confia em ninguém.
Tem expectativas de ser manipulado, enganado e/ou inferiorizado.
Crença Central sobre si mesmo: "Sou fraca e vulnerável, então, devo ficar vigilante e/ou agir agressivamente e defensivamente."
Regra Condicionada: "Se eu pensar que os outros não são confiáveis, conseguirei me proteger, mas se eu confiar neles, me prejudicarão."

ESQUIZOTÍPICA: Padrão invasivo de déficits sociais e interpessoais marcado por desconforto agudo e reduzida capacidade para relacionamentos íntimos. Suspeita e distancia-se dos outros. Não procura explicações racionais para experiências incomuns.
Crença Central sobre si mesmo: "Sou diferente, tenho poderes especiais, sou vulnerável."
Regra Condicionada: "Se eu me distanciar das pessoas, ficarei bem, mas se eu me mantiver próximo delas, me prejudicarão."

ESQUIZÓIDE: Padrão de distanciamento das relações sociais. Evita contato com os outros e envolve-se em atividades solitárias. Não possui habilidades sociais comuns e nem confia nos outros.
Crença Central sobre si mesmo: "Eu sou diferente, anormal, eu não me encaixo."
Regra Condicionada: "Se eu evitar relacionamentos, ficarei bem, mas se eu me envolver com os outros, eles serão invasivos."

PERSONALIDADES DRAMÁTICAS, SEDUTORAS E IMPREVISÍVEIS (GRUPO B):

HISTRIÔNICA: Padrão de excessiva emocionalidade e busca de atenção. Extremamente dramática e não age dentro de limites sociais normais.
Crença Central sobre si mesmo: "Eu sou nada"
Regra Condicionada: "Se eu for dramático, satisfarei minhas necessidades e se eu não fizer isso não conseguirei o que eu quero das outras pessoas".

NARCISISTA: Padrão de grandiosidade e necessidade de admiração. Exige tratamento especial e puni os outros quando se sente insultado, diminuído. Tenta inferiorizar as pessoas, competir e controlá-las

Relacionados

  • Acidente de trabalho
    6068 palavras | 25 páginas
  • As consequencias psicossomaticas
    23713 palavras | 95 páginas