M Todo De Descartes Ou M Todo Cartesiano

Páginas: 3 (640 palavras) Publicado: 12 de março de 2015
Método de Descartes ou método Cartesiano
O método cartesiano, criado por René Descartes, consiste no Ceticismo Metodológico - duvida-se de cada ideia que pode ser duvidada. Ao contrário dos gregosantigos e dos escolásticos, que acreditavam que as coisas existem simplesmente porque precisam existir, ou porque assim deve ser, etc, Descartes institui a dúvida: só se pode dizer que existe aquiloque possa ser provado. O próprio Descartes consegue provar a existência do próprio eu (que duvida, portanto, é sujeito de algo - cogito ergo sum, penso logo existo). O ato de duvidar como indubitável.Também consiste o método na realização de quatro tarefas básicas: verificar se existem evidências reais e indubitáveis acerca do fenômeno ou coisa estudada; analisar, ou seja, dividir ao máximo ascoisas, em suas unidades de composição, fundamentais, e estudar essas coisas mais simples que aparecem; sintetizar, ou seja, agrupar novamente as unidades estudadas em um todo verdadeiro; e enumerar todasas conclusões e princípios utilizados, a fim de manter a ordem do pensamento.
A contribuição de Descartes, com sua nova metodologia, foi de extrema importância para a constante busca criteriosa doconhecimento verdadeiro a partir das ciências.
É conhecido como o fundador da filosofia moderna. Seu método é chamado de cartesiano, em virtude do seu nome latino, Renato Cartésio. Ele é o criador dasregras do método, as quais se apresentam como uma solução que permite reorganizar nossos juízos, separando o que é falso do que é verdadeiro. Vejamos como elas são formuladas.
Primeira regra: a buscada evidência. A primeira regra era a de não aceitar nenhuma coisa como verdadeira se não soubesse com evidência que ela era assim – isto é, consistia em evitar cuidadosamente a precipitação e aprevenção, e compreender em meus juízos apenas aquilo que se apresentava tão clara e distintamente a meu espírito que eu não tivesse nenhuma oportunidade de duvidar.
O que diz esta primeira regra? Sugere...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • M Todo Em Descartes
  • M todo
  • M todo das For as
  • M Todos
  • M todos
  • M Todos
  • Os M Todos De
  • M TODO QUALITATIVO VERSUS M TODO QUANTITATIVO

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!