L Gica

Páginas: 6 (1326 palavras) Publicado: 21 de julho de 2015

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO
CENTRO DE HUMANIDADES
CURSO DE FILOSOFIA





LÓGICA I
Rodrigo Silva Cardoso
Matrícula:






Fortaleza - CE
2015.1

1. O QUE É LÓGICA? QUAIS TIPOS EXISTEM?
Estudada essencialmente nas matérias de linguística, filosofia, matemática e computação, lógica (do grego λογική logos) é, de uma forma sucinta e a mais disseminada, o estudo filosófico doraciocínio. Porém, a palavra "lógica" teve várias vertentes de compreensão sobre o que a mesma significa. Segundo Ernst Tugendhat (filosofo alemão), não é correto indagar o que significa lógica, pois a mesma possui uma gama de sentidos.
A lógica se inicia com Aristóteles, conhecida como lógica medieval, e segue até o final da idade média, que é caracterizado como o primeiro período. O segundoperíodo, iniciado por Antoine Arnauld E Pierre Nicole, com a obra Begriffschrift (1662), expressa sobre a lógica moderna. Já o terceiro, iniciado com a obra Begriffschrift (1879) do matemático Frege, é o período da lógica atual.
A lógica é frequentemente dividida em três partes: o raciocínio indutivo, o raciocínio adutivo e o raciocínio dedutivo.

. 2. QUAL A DIFERENÇA ENTRE INDUÇÃO E DEDUÇÃOLÓGICA?
De forma clara e sintética, a diferença é que enquanto na dedução parte-se do universal para o particular, na indução parte-se do particular para o geral. Por exemplo: de "todos os homens são mortais" (uma afirmação de caráter geral) pode-se deduzir "Sócrates é mortal" (uma afirmação particular). Um exemplo de indução: quando se percebe que "João é mortal", "Maria é mortal", "Pedroé mortal", e todos os outros seres humanos são mortais (ou seja, de várias constatações individuais), você deduz: "todos os seres humanos são mortais" (afirmação geral).
Em suma, na dedução lógica é fruto das afirmações universais já constatadas, já em contra partida, a indução, chega a um fim que tem apenas possibilidade de ser correta a partir da experiência empírica de particularidades.
3.O QUE É LÓGICA SILOGÍSTICA?
Desenvolvida por Aristóteles, essa teoria prevê basicamente que é possível chegar a certas conclusões a partir de noções preliminares sobre um assunto específico. "Todos os homens são mortais. Sócrates é homem. Logo, Sócrates é mortal" é exemplo clássico mais disseminado que sintetiza o funcionamento dedutivo Aristotélico.
Os filósofos costumam dividir essalógica em dois princípios básicos: o silogismo que é o processo de argumentação exemplificado acima: a partir de duas verdades chega-se a uma terceira, a conclusão. Já o segundo, que é da não-contradição, busca a especificidade de cada coisa: é impossível que ela seja e não seja ao mesmo tempo.

4. QUAIS SÃO AS FIGURAS DO SILOGISMO?
As figuras são critérios de classificação dos silogismos quenos permitem determinar a sua forma, e são estabelecidas em função da posição do termo médio nas duas premissas.
Como se pode observar no esquema, existem quatro figuras do silogismo. Estas quatro figuras, apresentam diferentes posições para o termo médio nas premissas, e é isso mesmo que as distingue uma das outras.

1º Figura: O termo médio é sujeito na premissa maior e predicado na menor.Todos os animais são seres vivos.
Todos os cavalos são animais.
Todos os cavalos são seres vivos.
M-P
S-M
S-P
2º Figura: O termo médio é predicado em ambas as premissas.
Todos os humanos são mortais.
Zeus não é mortal.
Logo, Zeus não é humano.
S-M
S-M
S-P
3º Figura: O termo médio é sujeito em ambas as premissas.
Todas as estrelas têm luz própria.
Todas as estrelas são astros.
Logo, alguns astrostêm luz própria.
M-P
M-P
S-P
4º Figura:
O termo médio é predicado na premissa maior e sujeito na menor.
Os filósofos são críticos.
Nenhum crítico é dogmático.
Logo, nenhum dogmático é filósofo.
S-M
M-P
S-P

As proposições (aquilo que se afirma, declara ou propõe, constituídas por premissas e uma conclusão) categóricas são classificadas na sua qualidade (depende da cópula) e quantidade...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • L Gica
  • L gica e argumenta o EAD
  • Portas L gicas
  • TRABAHO DE L GICA JURIDICA
  • TRABALHO DE L GICA RUSSEL
  • trabalho de l gica
  • L GICA COMPUTACIONAL
  • L Gica FUZZY

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!