Gabriel

Páginas: 5 (1036 palavras) Publicado: 21 de julho de 2015
O Drama do comunismo alemão
O luxemburguismo face aos bolcheviques
A partir de 1926 o comunismo alemão passou a se identificar totalmente com os russos da Internacional Comunista, na sua origem o partido alemão era bem diferente do bolchevismo.
A Liga Spartacus, de Rosa Luxemburg, Liebkncht, Mehring, Jogiches e Paul Levi, era a frente mais importante que esteve presente na origem do KPD.
Asegunda corrente que esteve na origem do KPD era a “Esquerda de Breme” que mais tarde viria a se chamar (IKD), cujo líder era Pannekoek, além do holandês Hermann Gorter e de Joahnn Knief e ainda com participação importante de Karl Radek.
A terceira corrente era constituída pelos “delegados revolucionários”, que atuava dentro do USPD e que líderes sindicais como Ledebour, Daümig e Richard Müller faziamparte. Esses delegados revolucionários faziam oposição a Liga Spartacus.
Rosa e Lenin começaram a ter divergências e a Liga Spartacus já não desfrutava de tanta tranquilidade. Rosa também criticou a revolução de outubro em seus escritos de 1918. Em seu artigo “A revolução russa”, ela atacava questões ligadas à forma de ditadura do proletariado pela qual eles estavam optando: era contra adissolução da Assembleia Constituinte, contra a limitação do direito de voto aos que estavam trabalhando, entre outros.
Rosa e Jogiches eram contra a utilização do termo “comunista” e a criação da nova Internacional que surgiria em março de 1919.
No congresso de fundação do KPD, várias correntes de pensamento político se confrontaram, entre as discussões mais aceleradas era a da participação nas eleições daAssembleia Constituinte.
As posições e as sensibilidades do pensamento de Rosa eram bem diferentes das dos bolcheviques que tinham posições mais próximas das dos “comunistas internacionais”.
Durante a república de Weimar, a questão mais importante a ser equacionada pelo partido comunista era a da verdadeira natureza do reformismo social-democrata, para poder chegar a formas superiores de unidadeoperária.
O papel de Levi durante os dois primeiros anos do Partido Comunista
O assassinato dos principais líderes do KPD Rosa, Liebknecht e Jogiches, deixou-o com uma direção enfraquecida onde somente Levi podia tentar estabelecer o ele de ligação. Além de boicotar as eleições para a Assembleia Constituinte, o partido via-se na ilegalidade.
Levi apresentou ao II Congresso do KPD, em outubro de1919, teses que integravam a ação parlamentar e sindical como requisito para pertencer ao partido. As teses aprovadas tiveram como resultado a primeira cisão do partido comunista. Mais tarde, em 1920, criou-se o Partido Operário Comunista Alemão (KAPD) pela corrente esquerdista. As posições dessa corrente estavam inspiradas em Pannekoek e Gortek.
O partido comunista saiu bastante enfraquecidodessa cisão, mas começou a trabalhar a partir daí para conquistar a massa de militantes social-democratas independentes que se radicalizava cada vez mais.
As tentativas do KPD de ganhar amplos setores do USPD foram materializadas quando em outubro de 1920, uma maioria de delegados optou pela adesão a Internacional Comunista, adesão nos termos impostos pelas 21 condições de admissão dos partidos àInternacional.
Os militantes do Partido Social-democrata Independente, ao aderir à IC, tiveram que aprovas as 21 condições.
No III Congresso mundial, a “teoria da ofensiva revolucionária” seria negada e teria início uma guinada importante na tática da IC no sentido das ideias que Levi desenvolvera em 1919 e que iria desemboca na frente única operária. Mas a expulsão de Levi seria confirmada.
A táticada frente única
O III Congresso da IC representou uma mudança importante desde a sua fundação.
Nas fábricas a produção estava praticamente paralisada e o mercado negro florescia.
No início de março a crise ganhou contornos dramáticos com a rebelião dos marinheiros da base naval de Kronstadt, bastião dos bolcheviques durante a revolução.
A flexibilização econômica dentro da Rússia coincidiu...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Gabriel
  • Gabriel
  • Gabriel
  • Gabriel
  • Gabriel
  • GABRIEL
  • Gabriel
  • Gabriel

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!