A sociedade e o meio ANBIENTE

Páginas: 4 (878 palavras) Publicado: 8 de abril de 2014

A Sociedade e o Meio Ambiente


Até meados do século 19, a raça humana manteve relativa harmonia com o meio ambiente. Com o surgimento da era industrial e das grandes aglomerações urbanas,houve uma quebra nessa harmonia, o que provocou uma crescente queda do nível de vida do ambiente, com a morte de rios e o desaparecimento de áreas verdes. A essa devastação inconseqüente dá-se o nome depoluição. 
Os rios são poluídos por descargas vindas dos esgotos urbanos não-tratados, dos complexos industriais, das minerações, etc. Evita-se esse tipo de poluição com o tratamento adequado dessasdescargas. 
O desmatamento também causa a morte dos rios, secando seu leito. 

Os mares vão sendo aos poucos poluídos por esses rios, devido às descargas das indústrias, cidades litorâneas e pornaufrágios de grandes petroleiros, que destroem toda a vida ao redor do local do acidente. 
O solo é prejudicado pelas queimadas e pelo desmatamento. O fogo destrói não apenas as plantas que são o alvodos incêndios, mas também suas raízes e microorganismos que vivem na terra, tornando-a estéril, sem as proteínas necessárias às plantas. O desmatamento causa também a erosão do solo. 

A preservaçãodo meio ambiente, desde o início deste século, deixou de ser tratada como um assunto de um grupo pequeno de pessoas que alertavam para a necessidade de se preservar o maior bem da vida, fonte deenergia dos habitantes deste planeta. 
Tratar o meio ambiente como fonte de energia necessária à manutenção de todas as formas de vida é reconhecer que todos nós e, principalmente, os seres humanosdetentores do poder de sua exploração dependem desta fonte de energia para a sobrevivência.
Devemos ter consciência que a natureza nos ensina, e que tudo o que necessitamos está disponível, restandoapenas a nós a sabedoria de encontrar as formas equilibradas para prover as nossas necessidades sem provocar o esgotamento da fonte, pois são suficientes para a solução das necessidades não só da espécie...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • meio anbiente
  • meio anbiente
  • Meio anbiente
  • resumo de meio anbiente
  • Geografia: meio anbiente
  • Meio anbiente urbano
  • Sustentabilidade do meio anbiente
  • Contruçao civil e meio anbiente

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!