macumba

Páginas: 4 (787 palavras) Publicado: 8 de abril de 2014
conceito de macumba está tão arraigado na cultura popular nacional, que são comuns expressões preconceituosas como "xô macumba!" (Umbanda) e "chuta que é macumba!" para demonstrar desagrado com a másorte. As superstições nesse sentido são tão grandes, que até mesmo para a Copa do Mundo foram criados sites para espantar o azar. São também muito comuns amuletos que vão desde adereços até objetosque remetem aos utilizados nos cultos religiosos. O real significado de "macumba" é a de um antigo instrumento musical de percussão africano, uma espécie de reco-reco.Popularmente, o termo macumba éutilizado para designar de maneira pejorativa os cultos sincréticos derivados de práticas religiosas a exemplo do Candomblé e divindades dos africanos que eram escravizados entre os séculos XV e XIX, aexemplo dos bantos. Entretanto, ainda que macumba habitualmente seja confundida com tais práticas religiosas, os praticantes e seguidores dessas religiões rejeitam o uso do termo para designá-las.Outras acepções para "macumba", na acepção mais popular do vocábulo, são "ebó", "feitiço", "despacho", "coisa-feita", "mironga", "mandinga" e "muamba".

Atualmente, no centro de Porto Alegre éfeito diariamente um ritual de macumba com o pai-de-santo David – mais conhecido como "Pai Luz".

Detalhes históricos[editar | editar código-fonte]
Escritores brasileiros e livros também costumamrelatar informações a respeito das práticas da macumba no Brasil ao longo do tempo. Eis alguns relatos:

Câmara Cascudo: "Ainda ao tempo das reportagens de João do Rio os cultos de origens africanas noRio de Janeiro chamavam-se, coletivamente, candomblés, como na Bahia, reconhecendo-se contudo, duas seções principais: os orixás dos cultos nagôs e os alufás dos cultos muçulmanos (malês) trazidospelos escravos. Mais tarde, o termo genérico "macumba" foi substituído pelo termo "Kiumbanda". Meio século após a publicação de 'As Religiões do Rio', estão inteiramente perdidas as tradições malês e em...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • a macumba
  • macumbas
  • macumba
  • macumba
  • macumbas
  • macumbas
  • macumba
  • macumba

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!