"Dar-se enfim", de Clarice Lispector

Páginas: 3 (505 palavras) Publicado: 8 de abril de 2014
A literatura de Clarice Lispector teve como objetivo a penetração nas profundezas da complexidade psicológica da alma. A autora buscava desvendar os mistérios da natureza humana, de modo a encontrarum significado para a vida. Durante suas poucas entrevistas concedidas, Clarice certa vez disse: "Temos fome de saber de nós, e grande urgência, porque estamos precisando de nós mesmos, mais do quedos outros." A citação, encontrada na biografia "Clarice," de Benjamin Moser, resume bem o objetivo da mulher enquanto escritora, e sua literatura subjetiva se encarregou muito bem do propósito deautoconhecimento, sem cair no clichê da autoajuda.
Sua crônica "Dar-se enfim", também se trata de questões filosoficamente existenciais do ser. Segue:

"O prazer é abrir as mãos e deixar escorrer semavareza o vazio-pleno que se estava encarniçadamente prendendo. E de súbito o sobressalto: ah, abri as mãos e coração, e não estou perdendo nada! E o susto: acorde, pois há o perigo do coração estarlivre!"
Até que se percebe que nesse espraiar-se está o prazer perigoso de ser. Mas vem uma segurança estranha: sempre ter-se-á o que gastar. Não ter pois avareza com esse vazio-pleno: gastá-lo."

Otexto sugere que o homem deve deixar seu vazio-pleno esvair-se sem mesquinhez, isto é, deixar que haja o preenchimento da alma com alguma emoção, afim de ser alguém: um ser que nada sente, nada é. Aofazê-lo, percebe-se, com estranhez, que nada se perdeu ao deixar o coração e as mãos livres, que a vivência liberta permite ser e sentir, sem danos. Mas é então que nasce o sobressalto: uma vez que ocoração está livre, é possível que se dê de caras com qualquer tipo de infelicidade, pois há a convicção de que, estando aberta a alma para o mundo, o sofrimento é certo, ou seja, a alma liberta temmuito mais probabilidade de encontrar a dor e a tristeza do que a felicidade tão almejada. O perigo da sofridão está em todos os lados. Em seguida, Clarice lança a seguinte frase: "Até que se percebe...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Clarice lispector
  • Clarice Lispector
  • CLARICE LISPECTOR
  • clarice lispector
  • Clarice Lispector
  • clarice lispector
  • Clarice lispector
  • Clarice lispector

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!