A situa o fiscal no Brasil tem piorado recentemente

Páginas: 7 (1543 palavras) Publicado: 5 de junho de 2015
A situação fiscal no Brasil tem piorado recentemente, com um desequilíbrio nas contas públicas (o governo gastando mais do que arrecada em impostos), em especial ano passado.
 
2. Com isso, a dívida do governo, que vinha caindo desde 2002, ficou estável em 2013 e subiu em 2014, algo que não acontecia de forma consistente há quase uma década.
 
3. Além de uma deterioração fiscal, nos últimos anosse observou uma tentativa de direcionamento político da economia. Um exemplo é o uso da Petrobrás para evitar aumento no preço dos combustíveis antes da eleição e para uma nacionalização do pré-sal.
 
4. Outro exemplo foi o governo ter evitado combater as causas efetivas da inflação, tentando regular preços (como gasolina e eletricidade) antes das eleições e preferir aceitar uma inflação maior em2015, após garantida a reeleição.
  
5. Com a combinação de fragilidade fiscal, intervencionismo econômico e uma recuperação econômica dos Estados Unidos, investidores passaram a retirar seu dinheiro do Brasil (tido como cada vez mais arriscado por causa dessas políticas) e levar ele de volta para outros países (tidos como menos arriscados), levando a uma desvalorização do real.
 
6. Toda essaincerteza faz com que as pessoas percebam um risco maior, e atrasem consumo e investimento, desacelerando a economia.
 
7. É essa combinação de fatores que tem levado a um crescimento quase nulo nos últimos trimestres, com perspectiva de recessão para a economia brasileira em 2015.


O que aconteceu?  Por que a coisa desandou?  Por que aquela economia que parecia tão pujante em 2010, cujo PIB haviacrescido 7,5%, entrou em recessão?  Qual foi a lambança?
Mais ainda: quem é realmente o responsável por tudo?
Panorama
Como o IBGE divulgou no final de agosto, a economia brasileira está oficialmente em recessão.  Já são dois trimestres seguidos de encolhimento da economia, e é isso o que configura aquilo que os tecnocratas chamam eufemisticamente de "recessão técnica".
Só que a real situação éainda pior do que esses números sugerem. 
Comparando o segundo trimestre de 2014 com o segundo trimestre de 2013 — ou seja, comparando dois períodos iguais de anos consecutivos —, o encolhimento da economia foi de quase 1%. 
Para uma economia do tamanho da brasileira, um encolhimento de 1% não é pouca coisa; são quase R$50 bilhões a menos sendo produzidos em termos de bens e serviços.
Só que, aose esmiuçar as variáveis contidas no PIB, as coisas pioram.  
Analisando o que houve com os investimentos em máquinas, equipamentos, instalações e infraestrutura — e os investimentos são a variável mais importante do PIB porque são eles que indicam a saúde da economia e são eles que permitem que a situação futura seja melhor —, o quadro é desolador.
Comparando o segundo trimestre de 2014 com osegundo trimestre de 2013, os investimentos encolheram incríveis 11,2%. 
Vale enfatizar: onze por cento!
Isso não é um fenômeno corriqueiro; isso não é um mero soluço.
Mas tudo ainda piora. 
Em termos trimestrais — ou seja, comparando um trimestre com o trimestre imediatamente anterior —, os investimentos vêm caindo por quatro trimestres seguidos. 
Veja o gráfico e observe como a queda está seintensificando.  No terceiro trimestre de 2013, os investimentos caíram 1,7%.  No quarto trimestre de 2013, caíram 1,9%.  No primeiro trimestre de 2014, caíram 2,8%.  E no segundo trimestre de 2014, caíram 5,3%. 

Ou seja, os investimentos embicaram para baixo e estão caindo de forma acelerada.
De novo, isso não é uma coisa passageira; isso não é algo circunstancial.  Investimentos se contraírem, ede forma cada vez mais acentuada, significa que — parodiando o Marcellus de Hamlet — há algo de podre nos fundamentos da economia.
E esse algo de podre pode ser confirmado pelo ambiente geral do empreendedorismo: o número de empresas sendo abertas está diminuindo drasticamente. 
A abertura de novas empresas no Brasil fechou o primeiro semestre de 2014 com queda de 13,1% no confronto com o mesmo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Situa Ao Politica Atual No Brasil
  • A SITUA O DOS IND OS E NDIGENAS NO BRASIL
  • COMO A SITUA O DA PESQUISA EM EDUCA O NO BRASIL
  • A Situa O Atual Dos Ndios Do Brasil
  • A Situa O Do Cancer No Brasil
  • Situa o econ mica no Brasil 2015
  • Situa O Pol Tica Atual No Brasil
  • A GUERRA FISCAL NO BRASIL

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!