Transi o epidemiol gica das doen as no Brasil

Páginas: 2 (272 palavras) Publicado: 5 de junho de 2015
Transição epidemiológica das doenças no Brasil
Nos anos 50, por falta de informações e conhecimento foi surgindo doenças cardiovasculares nas pessoas mais velhas, os idosos. Um dosprincipais motivos do surgindo dessas doenças foi o trabalho, naquela época as atividades trabalhistas eram muito monótonas, no filme tempos modernos é visível essa observação. Aatividade física não era considerada importante para a saúde, assim influenciando nas doenças, pois a maioria da população não praticava atividades.
Para descobrir a origem das doençasfoi feita uma pesquisa dos aspectos influentes, como, o gênero, alimentação (o que eles comiam durante o dia), ambiente de trabalho e de moradia (na maioria das casas não existiasaneamento básico, muitos dividiam o mesmo banheiro, assim aumentando as chances transição de doenças), se praticavam atividades físicas, a socioeconômica e o tabagismo (nesta época fumarcigarros e charutos era considerado chique, só depois de alguns anos foi descoberto o mal que eles fazem).
J. Morris em 1953 começou uma pesquisa sobre o ambiente de trabalho paraentender os riscos das doenças cardiovasculares. Observando motoristas e cobradores, concluiu que os cobradores possuíam menos risco de doenças cardiovasculares do que os motoristas.Pois, os cobradores andavam o dia todo dentro do ônibus para cobrar os passageiros, assim efetuando atividades físicas.
Em 1954, J. Morris produziu outra pesquisa para ter mais certezasobre seu trabalho anterior. Desta vez, ele observou escritores, motoristas, cobradores e carteiros. O resultado foi que os carteiros possuíam menores riscos da doença, pois andavamo dia todo entre as ruas para entregar as correspondências, já os escritores possuíam maiores riscos, pois não exerciam nenhuma atividade física, só ficavam sentados escrevendo.
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Caracter sticas epidemiol gicas da dengue no Brasil
  • A O Epidemiol Gica
  • vigilancia epidemiol gica
  • Vigilância epidemiol gica
  • A VIGIL NCIA EPIDEMIOL GICA
  • Vigil ncia Epidemiol gica
  • Doen As Microbiol Gicas
  • Artigo Epidemiol Gia Mundial Brasil

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!