Texto Ed

Páginas: 3 (651 palavras) Publicado: 5 de junho de 2015
Relacionamento interpessoal existe em todos tipos de ambientes e momentos, como por exemplo, com a família, amigos, na escola e principalmente dentro de uma organização. A base para as relaçõesinterpessoais nada mais é que a comunicação.
Contudo, para que uma comunicação seja eficiente é essencial que haja clareza na mensagem transmitida, e que o receptor possa compreenda-la por completo,porém nesse processo, a atenção de como comunicar-se é de extrema importância, para que a convivência com outras pessoas seja da melhor forma.
Dentro das organizações é comum que a convivência seja umarelação de poder e influência social, ou seja, mudar as ações das pessoas de acordo com os seus objetivos e intenções, pois é característico do comportamento organizacional, já que existe relação entregerencia e operários.
Porém há maneiras de realizar esse relacionamento, com diferentes tipos de poder. Muito difundida em Psicologia Social, a classificação de French e Raven indicam seis basesprincipais de poder:
a) legítimo (autoridade);
b) de coerção;
c) de recompensa;
d) de referência (de identificação ou "carismático");
e) de conhecimento (de perito);
f) de informação

O poderlegítimo é chamado autoridade e é atribuído pela organização formal, constituindo-se em elemento da estrutura hierárquica dos grupos sociais formais.
O poder de coerção consiste na capacidade de aplicarpunições ou fazer ameaças de punição, freqüentemente associado ao poder legítimo. Há, entretanto, instâncias desse tipo de poder desvinculado da autoridade. Ameaças de retirada de afeto, dereconhecimento ou consideração, censuras, afastamento, diminuição de atenção e de comunicação constituem exemplos de poder de coerção nas relações interpessoais.
O poder de recompensa consiste na capacidade deatribuir recompensas ou acenar com elas, sob forma de promessas, também amplamente ligado ao poder legítimo. Há igualmente, modalidade desse poder desvinculado da autoridade. As recompensas afetivas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • EDs Oficina De Texto
  • ED INTERPRETA AO DE TEXTO
  • TEXTO MAIS ED 15 12
  • Texto informativo e música
  • textos para aula teórica de ed. fisica
  • INTERPRETACAO E PRODUCAO DE TEXTOS
  • 2 TEXTO ABORDAGEM DO ENSINO DA ARTE NA ED
  • O texto e sua intenção. Faraco, C; Tezza, C. Oficina de texto. 2°ed. Editora Vozes.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!