A roupa

Páginas: 14 (3263 palavras) Publicado: 15 de maio de 2014
«Simbologia do Ícone Bizantino»
Por: Manuel Vega
Tradução do espanhol por Pe. André Sperandio
 
A simbologia das cores

O célebre ícone da 
«VIRGEM DE VLADIMIR» 
(Constantinopla, ano 1125)
As cores, produto da decomposição da luz, têm na iconografia uma linguagem própria e são portadoras de uma linguagem mística, transcendente. Eugênio Troubotzkoï, filósofo russo do início de séculoXVIII, ao falar sobre os ícones expressa o seguinte:
«As cores são usadas pelo artista [iconógrafo] com o objetivo de separar o Céu de nossa existência terrena. Aí está a chave que permite compreender a beleza inefável da simbologia do ícone».
Os iconógrafos, escritores e não «pintores» dos ícones, posto que estes são escritos e não «pintados», não podem usar livremente as cores nem lhes dartonalidades diversas, tão pouco podem obscurece-los com sombras, pois devem aplicar a cor que está previamente determinada. O II Concílio de Nicéia estabeleceu que...
«Somente o aspecto técnico da obra depende do pintor [escritor]. Todo o seu plano, sua disposição depende dos santos Padres.»
É por isso que foram estabelecidos manuais para a elaboração dos mesmos.
Em primeiro lugar, ao falar sobre ascores dos ícones, é necessário fazê-lo sobre a sua luz, pois neles a luz não provêm de um lugar específico como acontece na pintura ocidental, senão que, neles as figuras estão imersas na luz.
O DOURADO [OURO]

«A VIRGEM DA TERNURA»
(Constantinopla, séc. XIV)
O homem, desde as suas origens, contempla com admiração a dourada luz do sol, presumindo que tivesse sua origem na divindade, pois nanatureza não é possível encontrar esta cor. Nos ícones, todos os fundos estão cobertos desta cor, o que é possível conseguir aplicando folhas de ouro que são polidas até conseguir seu brilho máximo.
Na iconografia bizantina representa-se a luz de Deus, daí porque, qualquer figura representada neles está plena da luz divina. O manto e a túnica do Pantokrátor, da Teothokos, ou Mãe de Deus, algunsarcanjos e santos, são decoradas com elaborados desenhos feitos com esta cor, pois a proximidade com Deus assim o requer.
O BRANCO
O branco não é propriamente uma cor, mas a soma de todos elas. É a luz mesma. É a cor da «Nova Vida». No ícone da Ressurreição, a túnica de Cristo é desta cor. Os primeiros cristãos, ao serem batizados, vestiam-se de com vestes brancas, como símbolo do seu novonascimento para a nova vida transcendente.
O PRETO

«A VIRGEM COM O MENINO»
(Tessalônica, séc. XIV)
É a contraparte da cor anterior, pois é ausência total de luz, a carência total de cor.
O preto representa o vazio, o caos, a morte, pois sem luz a vida cessa... Nos ícones, é mostrado na gruta da Natividade, o menino se encontra fora dela, pois antes da sua vinda só existia a morte. Desta cor são oscondenados e os demônios no ícone do «Juizo Fina», significando que para eles a vida eterna se extinguiu.
O VERMELHO
Essa cor tem sido amplamente utilizada pelos iconógrafoss nos mantos e túnicas de Cristo e dos mártires. Simboliza o sangue do sacrifício, bem como o amor, porque o amor é a causa principal do sacrifício. Ao contrário do branco. que simboliza o intangível, o vermelho é uma cordistintamente humana, representando, portanto, a plenitude da vida terrena. No ícone do Pretório, Jesus veste uma túnica vermelha que indica que ele é o «"Filho do Homem» e que está preparado para o sacrifício.
O PÚRPURA (ROXO)

«A VIRGEM COM O MENINO»
(autor siciliano de estilo bizantino)
Esta cor, que é extraída de um crustáceo do Mar Vermelho, era utilizada para tingir as mais finas sedas. Apartir do «Código Justiniano» a sua utilização ficou reservada exclusivamente para o imperador, seus parentes mais próximos, os «augustos» e para alguns outros reis. Portanto, esta cor nos ícones é representante do poder imperial. É usado apenas nos mantos e túnicas do Pantokrátor e da Virgem Mãe de Deus, a Theotokos, indicando que Cristo, e por extensão, a sua mãe, detêm o poder o poder...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Roupa
  • Roupa
  • Com que roupa
  • Roupa
  • roupa
  • roupa
  • A roupa de cima e a roupa de baixo
  • Confecção de roupas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!