105081560663

Páginas: 6 (1486 palavras) Publicado: 15 de maio de 2014
Sumário











1. Introdução 

Os princípios fundamentais em que a química se apoia são baseados em fatos experimentais que envolvem frequentemente medidas de massa e volume, que serão utilizadas em cálculos para fins de pesquisas e obtenção de resultados. 
Ao efetuar uma medida deve-se levar em consideração a possibilidade do erro que pode ser relacionado ao instrumento ou apessoa responsável pela medição, uma vez que nem todos os instrumentos têm capacidade de medidas precisas e nem sempre a habilidade do operador chega a excelência. 
Vale ressaltar que a exatidão de uma medida não significa que ela é precisa, pois a exatidão é a forma mais aproximada da medida ideal e a precisão é a medida considerada ideal, e essa precisão é obtida com a utilização deinstrumentos calibrados conforme normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). 
Segundo Constantino, Silva e Donate (2004, p. 4), “Todas as medidas experimentais têm algum erro. Há erros acidentais, sistemáticos. [...] O mais importante para nós é o erro devido ao limite de precisão do instrumento de medida. Esse erro não pode ser evitado, e qualquer resultado experimental relatado sem tomarem conta esse erro é considerado um resultado de má qualidade”.
Na iniciação a um curso de Química é de grande relevância que os alunos tenham o conhecimento adequado sobre a utilização de todos os instrumentos do laboratório, o que é fundamental para a obtenção de bons resultados nos seus trabalhos futuros. Porém o completo domínio de sua manipulação advém da experiência adquirida com a suautilização. Nos procedimentos relatados a seguir serão apresentados experimentos utilizando algumas vidrarias.
Os instrumentos utilizados no trabalho de laboratório são feitos dos mais diversos materiais (vidro, cerâmica, metal, entre outros), por isso, além de conhecer suas finalidades, o procedimento para uso correto dos mesmos e o modo de limpeza e armazenamento correto, é preciso considerar suaslimitações físicas e químicas.


2. Objetivos

Identificação do menisco; Manipulação de vidrarias; Efetuar corretamente a leitura em instrumentos de medida de volume; Utilizar adequadamente as pipetas; Comparar a sensibilidade de diferentes instrumentos de medida de volume de mesma capacidade.


3. Materiais e Métodos

3.1 Relação de Materiais e Reagentes

Tabela Relação de materiase reagentes.
MATERIAIS
REAGENTES
Béquer 50 mL
Água destilada (H2O)
Pipeta volumétrica 5 mL

Balão volumétrico 25 mL

Conta-gotas

Provetas de 10, 25, e 100 mL

Pipeta graduada

Pisseta



3.2 Procedimentos


3.2.1 Experimento 01


Foi transferido para um béquer de 50 mL cerca de 30 mL de água destilada. Com a pipeta volumétrica de 5 mL com a ponta no interior do líquidorealizou-se a sucção com um pipetador até o líquido ultrapassar o traço de aferição da pipeta, sendo que a ponta pipeta sempre permaneceu abaixo da superfície do líquido.
Com a pipeta na vertical e sua ponta encostada em um béquer (parte seca e com ângulo aproximado de 45°) deixando escoar do líquido lentamente até a marca de aferição e observando o menisco formado junto às paredes da pipeta, com amesma posição na vertical foi transferido o valor total da pipeta (5,00 mL) para outro béquer de 50 mL com posição angulada e com a ponta da pipeta da parte seca pressionando lentamente o pipetador.


3.2.2 Experimento 02


Com um conta-gotas foi adicionado 20 gotas de água destilada em uma proveta de 10 mL



3.2.3 Experimento 03


Inicialmente foi adicionado água destilada embalão volumétrico de 25 mL com uma pisseta até aproximar de sua marca de aferição e então lentamente com uma pipeta completou até a formação do menisco na marca de aferição junto às paredes do balão volumétrico, o mesmo procedimento foi realizado com uma proveta de 25 mL.
Com um conta-gotas foi adicionado 3 gotas de água destilada no balão volumétrico e 3 gotas de água destilada na proveta...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!