A pratica da palavra

Páginas: 2 (423 palavras) Publicado: 13 de fevereiro de 2015
MAIS DO QUE OUVIR, É PRECISO PRATICAR



Texto básico:
Mateus 7.13-27

Textos de Apoio:
Tiago 1.22
Salmo 15.1-5
1 João 3.10
Mateus 15.8
Isaías 29.13

Introdução
Romanos 10.17 nos dizque a fé vem pelo ouvir. É importante ouvirmos a Palavra de Deus. No entanto, só ouvir não é o suficiente. Quando não gera transformação em nós e em nosso meio, aquilo que ouvimos se torna inútil.Jesus espera que ouçamos sua palavra e a pratiquemos. No final, vamos ser julgados não pelo que ouvimos e fomos capazes de repetir, mas pelo que conseguimos fazer com base naquilo que ouvimos.

Paraentender o que a Bíblia fala
a) Qual é o papel da pregação na proclamação do reino de Deus? (Romanos 10.14)

b) Embora fossem religiosos que ouviam a palavra de Deus, os fariseus foram repreendidospor Jesus. Baseando-se nos textos a seguir, indique o motivo dessa repreensão.
Mateus 23.14 –
Mateus 23.25 –
Mateus 23.27 –
Mateus 23.23 –

c) O insensato da ilustração usada por Jesus em Mateus26.24-27 chegou a construir sua casa, mesmo que sobre a areia, e só depois percebeu o prejuízo. De que forma ele caiu nesse engano?

d) Leia Tiago 1.22-25. Por que aquele que ouve a palavra e não apratica é comparado a um homem que se olha no espelho e depois se esquece de sua aparência?

e) Tiago diz (Tg 1.25) que aquele que pratica o que ouviu será feliz em tudo o que fizer. Jesus, noentanto, praticou o que ouviu e acabou na cruz. Qual é o custo de se praticar o que ouvimos e de que felicidade Tiago está falando? (Mt 7.13-14)

Hora de avançar
“Se não confiamos em Jesus, vamos acharsuas palavras bonitas de se ouvir e boas para se falar — mas não reais para se viver. O julgamento para aqueles crentes que ouvem, mas não praticam, será a ausência da comunhão divina: ‘Nunca vosconheci’.
Ricardo Barbosa

Para pensar
“E quanto a você, Lev Nikolayevitch, você prega muito bem, mas faz aquilo que prega?” Esta é a mais natural das perguntas, uma que sempre me é feita....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Percepções e práticas interdisciplinares com a palavra: os residentes
  • CONCEPÇÕES PEDAGÓGICAS E PRÁTICAS DE ENSINO: SIGNIFICAÇÕES DE PROFESSORES A PARTIR DA ASSOCIAÇÃO LIVRE DE...
  • Sem palavras
  • Palavras
  • A Palavra
  • A palavra
  • A palavra QUE
  • As Palavras

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!