a pessoa como ser e suas relacoes

Páginas: 10 (2442 palavras) Publicado: 1 de outubro de 2014
 A pessoa como um ser de relações
A pessoa é o ser humano nas suas relações com o mundo e consigo próprio. O indivíduo humano, do ponto de vista da ética e da moral, é pessoa, e é este conceito o elemento central de toda reflexão ético-moral. Por pessoa percebe-se que como fruto das relações e valores vividos por ele e pertença da sua experência interior. As relações que estabelece são asseguintes: as relações estabelecidas com os outros, as relações estabelecidas com o mundo e o redeia, no sentido da sua relação com as diversas instituições humanas e também com a natureza circundante.
O ser humano é ser humano no sentido em que é um cidadão responsável com direitos e deveres.

A relação consigo próprio
Ao olhar para dentro e analizar-se, o ser humano descobre-sePessoa, pois este só existe enquanto ser social que estabelece relaçõea com os outros e com o mundo natural e humano que o cerca.
Na sua relação consigo próprio, a consciênca é a base do indivíduo moral. É a consciência que tem a função de orientar, ordenar, avaliar e criticar todos actos humanos, ou melhor, fazer com que as acções de cada ser humano sejam acções morais e que as suas decisõestenham sempre uma base ética. A consciência moral, sempre ligada à razão, é a capacidade que permite ao ser humano conhecer-se a si próprio.

Agir em liberdade e optar por princípios que sejam universais, isto é, princípios que sejam bons para todos os seres humanos e que regulem a vida social colocando o bem comum como objectivo.
Esses princípios podem ser optar pelo bem-estar de todos, em vezdo bem-estar individual, praticar o altruísmo em vez do egoísmo, a paz em vez da guerra, ser compreensivo e ajudar os outros em vez de ser hostil, solitário em vez de competitivo.
A Pessoa na sua relação consigo mesmo é chamada a cultivar bons e nobres sentimentos; a desenvolver bons hábitos em confirmidade com as normas morais vigentes na sua sociedade, evitando a genância, a inveja, o rancor eciúme
pag2
A relação com outro
A relação da pessoa com outro é percebída em dois âmbitos opostos. Por um lado, o outro pode ser visto como um tu-como-eu, pois ele é um eu, mas que não sou eu. O outro é sempre definido na função do eu e o eu so sereconhece como tal e encontra plena complementaridade face a um outro eu: eu sou eu na minha relação com outro. Nele eu me reconheço e me projecto com uma pessoa. É na pessoa do outro que se situa a minha degnidade. Porém, o que diz respeito ao eu deve reconheçer-se a pessoa de outro no que diz respeito à dignidade ao valor absoluto de ser pessoa. O outro como um tu-como-eu deve constituir objecto únicoe a minha razão de ser pessoa. Ele é um valor absoluto.
Por outro lado, o outro pode ser visto sob contrato. Aqui, a relação com o outro é estabelecida mediante um contrato que estebelece um conjunto de regras que vinculam uns aos outros, estabelendo acordos de vontades. Tais acordos estão fundados nas leis escritas e neles a boa fé, isto é, a intenção primária de não enganar o outro noacordo e não se deixar enganar.
No contrato, os homens encaram-se receprocamente como sujeitos com interesses convergentes, paralelos e com responsabilidade pelo bem próprio, do outro e pelo mútuo benefício.
A relação com o trabalho
O trabalho é toda a actividade, seja ela material ou espiritual, com vista a um resultado útil. Trata-se de uma actividade que visa a transformação dealgo, mediante o uso do corpo e de instrumentos. O trabalho humano é o resultado da intervenção, de condições internas, inerentes ao próprio sujeito; encontramos as condições físicas, técnicas, económicas e sociais, que são de natureza externa em relação ao sujeito que trabalha.
Para que uma actividade possa ser considerada trabalho, é necessário que seja :
*Uma acção que implique esforço e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • a pessoa como um ser das relacoes
  • A pessoa como um ser de relacoes
  • ser pessoa
  • ser humano em relações
  • ser humano em relações
  • ser humano e relações
  • COMO SER UMA PESSOA MELHOR
  • Ser pessoa, ética e cidadania

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!