a pessoa como um ser das relacoes

Páginas: 5 (1200 palavras) Publicado: 9 de março de 2014
Conceito
Divisão celular é o processo que ocorre nos seres vivos, através do qual uma célula, chamada célula-mãe, se divide em duas (mitose) ou quatro (meiose) células-filhas, com toda a informação genética relativa à espécie. Este processo faz parte do ciclo celular.
Primeira fase PRÓFASE é a fase preparatória onde os centriolos da células tendem a separar para os polos do núcleo e oscromossomas começam a organizar-se ou individualizarem-se e condensar-se no núcleo que aumenta de tamanho devido ao desaparecimento do ínvulcro do núcleo e forma-se microtubulos ou fibras proteicas em várias zonas que é a síntese do fuso acromático e de outros fusos. Na mitose as cromossomas são poucos visíveis, não forma quiasmas, nem crossing-over e na meiose vice-versa com a formação de pareshomologas de cromossomas.

E uma fase relativamente longa na mitose.
Segunda fase METÁFASE os cromossomas continuam a organizar-se e movimentar-se e os cromatídeos já são visíveis perfeitamente e o fuso já está formado e depois de sucessivos movimentos os cromossomas pela acção dos fusos estes começam a movimentar-se para o centro num plano intermédio do fuso ou equidistantes dos centriolos nos polosonde os cromossomas imobilizam-se bruscamente e começam a formar uma figura ou placa intermédia no equador da célula(placa equatorial)e os centrómeros dos cromossomas estão presos aos fusos acromáticos e termina esta fase.
Nesta fase se for mitose os cromossomas colocam no equador pelos seus centrómeros e se for meiose colocam-se pelos pontos de quiasmas.
E a fase mais curta da divisão celularem termos de tempo.
Na terceira fase ANÁFASE pela força dos fusos agarrando os cromossomas esses vão separar em sentidos opostos através dos seus centromeros e com os braços dos cromossomas em direcção aos respectivos polos vão ter uma ascensão polar e formando duas células filhas ou conjunto idênticos com rigorosamente mesmas quantidades de cromossomas que é acompanhada com a desintegração dosmicrotubolos incluindo os fusos acromáticos.
Se for mitóse á a rotura do cromossoma no centrómero formando duas células filhas, e se for meiose á uma separação dos homólogos(cromossomas com dois cromatídeos)e não separando os cromatideos em dois como na meiose. Aqui divisão dos centromeros e separação dos cromatideos não é a nesta coisa ou seja acontecem em momentos diferentes
Esta é a fase maisrápida da divisão celular.
A quarta e ultima fase é a TELÓFASE inverso da prófase nas transformações observadas, começa quando os cromossomas chegam nos polos e começa a descondensação(o cromatídeo das células filhas começam a aparecer desenrolando ficando cada vez mais compridos e acabando por ficar indistintos)e a membrana celular começa a reconstituir-se(provavelmente a partir dos elementos doretículo)e reorganiza os nucleolos e o núcleos das duas células-filhas diploides com os seus respectivos centriolos que já se encontravam nos polos da célula-mãe. Todo esse fase é acompanhada pela citósinese(separação parcial do citoplasma em duas partes distintas numa célula animal o que não acontece na célula vegetal onde forma uma parede no equador). Se for na mitose as celulas-filhas possuem omesmo numero de cromossomas da célula mãe(em células haploides e diploides), e se for meiose as células filhas terão metade do numero de cromossomas da mãe no ultimo telófase originando esse em compensação quatro células-filhas haploide porque a primeira ascensão aos polos dos cromossomas não é acompanhada pela rotura da cromossoma em dois. Esta fase é relativamente longa, o mesmo da prófase.Divisão celular é o processo que ocorre nos seres vivos, através do qual uma célula, chamada célula-mãe, se divide em duas (mitose) ou quatro (meiose) células-filhas, com toda a informação genética relativa à espécie.1 Este processo faz parte do ciclo celular.
Tipos de divisão celular
As células são originadas a partir de outras células que se dividem. A divisão celular é comandada pelo núcleo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A pessoa como um ser de relacoes
  • ser pessoa
  • ser humano em relações
  • ser humano em relações
  • ser humano e relações
  • COMO SER UMA PESSOA MELHOR
  • Ser pessoa, ética e cidadania
  • Ser pessoa, ética e cidadania

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!