a paz

Páginas: 4 (763 palavras) Publicado: 11 de novembro de 2014

                          A PAZ SE CONSTRÓI A CADA INSTANTE

          Muitos homens sabem que a paz não se estabeleceu de uma vez por todas e para sempre. Então, pensam bastante em tudo o que épreciso fazer para construí-la e evitar a guerra.
          A paz pode ser semeada em qualquer lugar, o tempo todo. Ela se constrói quando aprendemos a história do mundo, quando dialogamos comaqueles que têm ideias diferentes, quando reagimos diante das injustiças.
          Na escola, os maiores chantageiam os menores. Um dos alunos vai falar com o diretor para acabar com essa chantagem: essealuno, não fechando os olhos para o que acontece, reagindo, está construindo a paz. O diretor procura os aproveitadores, aplica-lhes uma punição e explica por que estão sendo punidos: ele estáconstruindo a paz.
         Aparece um artigo no jornal propondo que se proíba a transmissão de jogo de futebol pela televisão.
Milhares de pessoas reagem e publicam artigos para dizer que não estão deacordo: elas ajudam a construir a paz.
         Os líderes de todas as religiões do mundo se reúnem para falar do que têm em comum, de tudo o que é semelhante em suas crenças, da importância da vida.Mostram que é possível dialogar; mesmo não estando de acordo em tudo: eles constroem a paz.
         Os homens optam por não esquecer o passado: juntos, lembram-se do fim de uma antiga guerra. Certodia, em suas famílias ou comunidades, os mais velhos contam aos jovens como aquela guerra começou como era a vida naquele período, o que poderiam ter feito para evitá-la: eles constroem a paz.
         Em diversas cidades da Europa, por exemplo, para recordar o fim da Segunda Guerra Mundial, os homens construíram monumentos em homenagem aos que morreram lutando. Assim, as pessoas não se esquecemde que a guerra existe e que é necessário prestar atenção para que ela não volte.
          Nas escolas, os professores ensinam História. E, juntamente com os alunos, tentam compreender por que as...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • a paz
  • A paz e eu
  • Paz
  • a paz
  • a paz
  • Viver Em Paz Cultura Da Paz 2
  • Julgados de Paz
  • a paz perpetua

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!