OS CINCO PROBLEMAS MAIS FRENQUENTES NOS PROJETOS DAS ORGANIZAÇÕES NO BRASIL

851 palavras 4 páginas
OS CINCO PROBLEMAS MAIS FRENQUENTES NOS PROJETOS DAS ORGANIZAÇÕES NO BRASIL

O artigo baseia-se em estudos de benchmarking em Gerenciamento dos Projetos realizados no país.
O benchmarking pode ser definido como sendo um instrumento para melhoria de desempenho de processos e sistemas das organizações com base nas melhorias práticas internas ou de mercado.
Em 1969 foi criada na Pensilvânia (EUA) o Project Management Institute (PMI), com o objetivo de profissionalizar a área de Gerenciamento de Projetos. Hoje o PMI conta com 250 escritórios localizados em mais de 70 países. A mais importante publicação é o Project Management Body of Knowledge (PMBOK), que é o conjunto de melhore, práticas em Gerenciamento de Projetos. Ele consiste em 10 disciplinas que são: Gerenciamento da Integração, do Escopo, de Riscos, de Custos, da Comunicação, dos Recursos Humanos, do Tempo, da Qualidade, de Aquisições e das Partes Interessadas.
No Brasil o primeiro escritório foi fundado em 1998 em São Paulo, posteriormente se expandindo para outros estados. Desde de 2003, os escritórios do PMI no Brasil organizam um benchmarking anual, a fim de compreender a situação da área de Gerenciamento de Projetos.
No Benchmarking realizado em 2010 participaram 460 organizações públicas e privadas de seis setores distintos: Consultoria, Engenharia, Governo, Indústria, Serviços e Tecnologia da Informação.
Os cinco problemas mais frequentes encontrados nas organizações brasileiras estão associados ao gerenciamento de tempo, do escopo, da comunicação e dos custos.
Em primeiro lugar na lista está o “não comprimento dos prazos”, em segundo a “mudança de escopo constante”, em terceiro “problemas de comunicação”, em quarto o “escopo não definido corretamente” e em quinto o “não cumprimento do orçamento”.
Existem diversos fatores que influenciam o não cumprimento dos prazos que dentre elas podemos destacar a falta de habilidades gerenciais e competências não técnicas.
Mudanças constante no escopo pode

Relacionados