A Nata O Pura

Páginas: 2 (489 palavras) Publicado: 3 de junho de 2015
A natação pura

A natação pura ou natação desportiva são tipos de competição em piscina em que se pratica quatro estilos básicos: crawl, bruços, costas e mariposa e em que o objetivo é ser o nadadormais rápido numa determinada distância.Esta tornou-se popular no século XIX e é regulada pela FINA (Federação internacional de Natação).Faz parte dos desportos aquáticos e dos Jogos Olímpicosmodernos desde 1896. Esta competição é realizada por homens e mulheres individualmente.
O estilo mariposa
O estilo mariposa foi uma evolução do estilo bruços, passando a estilo oficialmente reconhecido em1952.No estilo mariposa, o atleta fica com o peito voltado para o fundo da piscina, mas usa os dois braços ao mesmo tempo para frente por cima da água e produz um movimento também sincronizado com aspernas, para cima e para baixo, parecido ao movimento da cauda de um golfinho.
As provas do estilo mariposa são efectuadas nas distâncias de 50m, 100m e 200m.
O estilo bruços
Bruços é o mais antigodos estilos de natação pura, remontando as suas referências à pré-história. Em 1798, o bruços era o estilo mais praticado em toda a Europa.No estilo bruços o atleta nada de peito voltado para o fundo dapiscina, movendo os braçossimultaneamente, "puxando" a água da frente para trás, abrindo e fechando as pernas(movimento de tesoura) de forma sincronizada.
As provas do estilo bruços são efectuadasnas distâncias de 50m, 100m e 200m.
O estilo crawl
No estilo crawl, o atleta posiciona-se com o peito voltado para o fundo da piscina, em posição horizontal ao nível da água, executando movimentoscirculares alternados com os braços em posição paralela ao corpo, as pernas movimentam-se para cima e para baixo também alternadamente.
O estilo costas

O estilo costas tem uma técnica semelhante aocrawl, excepto que é praticado com as costas voltadas para o fundo da piscina.
As provas do estilo costas são efectuadas nas distâncias de 50m, 100m e 200m.

O estilo livre

Nesta prova o nadador pode...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Nata
  • Nata O
  • nata
  • nata
  • nata
  • Nata
  • Nata O
  • Nata O

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!