Apmatfarm

11298 palavras 46 páginas
Materiais de Apoio www.profrichard.com ORDEM

Prof. Rich@rd

DAS

OPERAÇÕES

Matemática Aplicada a Farmácia
Página:1

MATEMÁTICAS

A Matemática é a mais simples, a mais perfeita e a mais antiga de todas as ciências. (Jacques Hadarmard)
Instruções gerais: As provas são sempre individuais e sem consulta. As 2 listas (L1 e L2) de exercícios para nota são aceitas somente nas datas da NP1 e da NP2, respectivamente. Em dia de prova os celulares devem estar desligados e guardados.

Materiais de Apoio www.profrichard.com Prof. Rich@rd

Matemática Aplicada a Farmácia
Página:2

Para calcular o valor de expressões numéricas: deve-se obedecer à prioridade dos sinais indicativos e das operações matemáticas abaixo:
Prioridade dos Sinais
Prioridade das Operações
()
Potenciação ou Radiciação
[]
Multiplicação ou Divisão
{}
Adição ou Subtração
OPERAÇÕES

COM

SINAIS

"Sempre me pareceu estranho que todos aqueles que estudam seriamente a matemática acabam tomados de uma espécie de paixão pela mesma. Em verdade, o que proporciona o máximo prazer não é o conhecimento e sim a aprendizagem, não é a posse, mas a aquisição, não é a presença, mas o ato de atingir a meta." (Carl Friedrich Gauss)

Adição: Podemos pensar na operação de adição quando queremos juntar as coisas que estão separadas. Por exemplo: Em uma pequena escola, existem 3 turmas: uma com 27 alunos, outra com 31 alunos e outra com 18 alunos. Quantos alunos existem ao todo nessa escola? 27 + 31 + 18 = 76
Números negativos também podem ser somados. Por exemplo, a soma de - 12 com - 5 dá
- 17. Para escrever essa operação fazemos assim:
– 12 + (– 5) = – 17
Observe que colocamos - 5 entre parênteses para evitar que os sinais de + e de - fiquem juntos. Mas existe outra maneira, mais simples, de escrever a mesma operação. Veja:
– 12 – 5 = – 17
Subtração: Podemos pensar na operação de subtração quando queremos tirar uma quantidade de uma outra para ver quanto sobra. Por exemplo: Uma secretária recebeu a tarefa de preparar 90

Relacionados