A mídia e as comunicações de massa

Páginas: 19 (4657 palavras) Publicado: 28 de dezembro de 2012
TRABALHO DE SOCIOLOGIA


A mídia e as comunicações de massa











A mídia e as comunicações de massa

Introdução:

Comunicação de massa: informação que informa milhares de pessoas.
Jornais, revistas, internet, televisão e rádio.

Com a modernização dos meios de comunicação, tudo se tornou mais prático e rápido para acompanhar o estilo de vida das pessoas, numa sociedadeque não para.
Antigamente, o jornal era o meio de comunicação mais importante, já que transmitia noticias periodicamente, mas com o surgimento do rádio, da televisão e da internet, meios de comunicação mais instantâneos e atualizados, o jornal foi perdendo a sua importância.
A internet, meio de comunicação que mais se desenvolveu, é responsável por grandes melhorias no sistema da comunicação.Com ela vários formatos como vídeos, fotos, textos podem ser apresentados numa única notícia.

Na atual tecnologia de transmissão de informações, uma característica define o que é a comunicação nos dias de hoje.

- O poder da ubiqüidade, instantaneidade: através dos modernos equipamentos, notícias de todo o mundo, são transmitidas e atualizadas a todo o momento, em todo o mundo, para que todossaibam o que esta acontecendo ao seu redor, e em outros países.


Os medias de massa além de estarem relacionados com a nossa diversão, são formadores de opinião pública. A partir deles, as pessoas tiram suas conclusões, formas seus gostos e tomam suas atitudes.


- Os jornais e a televisão

Jornal é o meio de comunicação mais antigo. Surgiu dos panfletos e folhetos informativosperiódicos.
Reunia informações da atualidade, entretenimento e bens de consumo.
Os dois primeiros jornais de prestigio foram New York Times (EUA) e The Times (Londres). Os jornais dos outros países os tomaram como modelos.

Radiodifusão Pública

- Na maioria dos países é estabelecida pelo Estado e diretamente administrada por ele na transmissão das notícias.
Estado que dá a permissão ou não para aemissora entrar no ar.

Na Grã-Bretanha, por exemplo: a British Broadcasting Corporation (BBC), a primeira a produzir programas de TV, é uma organização pública, financiada pelas taxas de licença pagas por cada família que possui um televisor em casa.
Por alguns anos, foi à única organização do país a ter a permissão para transmitir tanto programas de rádio como de televisão.
A propaganda écontrolada por lei.

Atualmente os radiodifusores públicos enfrentam dificuldades, devido à criação da TV a cabo e via satélite.

Nos países europeus, e em muitas cidades norte-americanas o telespectador paga uma taxa e tem direito a escolher entre uma multiplicidade de canais e programas. Com isso as pessoas criam sua própria “programação”.
E com o surgimento dessas tecnologias, fica praticamenteimpossível para o governo controlar o conteúdo transmitido.

Teorias da Mídia

As primeiras teorias

A comunicação é crucial em qualquer sociedade. Dois nomes influentes na teoria da comunicação foram os autores canadenses Harold Innis e Marshall McLuhan. Innis afirmou que o caráter da mídia de uma sociedade exerce uma forte influência sobre a organização dessa sociedade. Ele cita asinscrições gravadas em pedra – hieróglifos. Essas obras têm uma longa duração, mas não podem ser transportadas facilmente; é um meio precário de manter contato com lugares diferentes. Assim, sociedades que dependam dessa forma de comunicação não conseguem se expandir.
Para Mc Luhan, “o meio é a mensagem”, o que se pode dizer que, a natureza de mídia encontrada em uma sociedade exerce uma influência bemmaior sobre sua estrutura do que seu conteúdo, ou as mensagens, que a mídia transmite.
A mídia eletrônica de acordo com McLuhan está criando uma aldeia global – pessoas pelo mundo inteiro assistem ao desenrolar dos principais eventos e por isso, participam juntas desses acontecimentos.
JÜRGEN HABERMAS: a esfera pública [pic]

Jürgen Habermas é um filósofo e sociólogo alemão associado à...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A MÍDIA E AS COMUNICAÇÕES DE MASSA
  • comunicaçoes midia
  • Resumo texto “A Mídia e as Comunicações de Massa” autor: Anthony Giddens
  • Mídias de massa
  • Teoria Funcionalista das comunicações de massa
  • A teoria funcionalista das comunicações de massa
  • Midia e Comunicação em Massa
  • Evolução midias de massa

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!