a lisboa turistica capitulo 2

Páginas: 2 (475 palavras) Publicado: 21 de agosto de 2015
Resenha 1 “A LISBOA TURISTICA – Eduardo Brito Henriques”
O autor do referente texto visa o turismo como produto da atividade capitalista. Para iniciar o texto ele cita duas ideias de turismo, decomo ele se da para diferentes autores. Primeiro ele cita o turismo como sendo da própria natureza humana, como exemplo ele cita o espírito do nomadismo e o desejo do domínio do espaço presentes nopassado. A segunda teoria seria que o turismo nasceu da sociedade em contextos históricos.
Na Europa em meados da Idade Média, jovens viajavam com professores para conhecer o mundo, a viagem tinha comoprincipio um exercício intelectual, não se comparando a motivação turística atual. Segundo o autor é a motivação que gera o turismo. Motivações como exemplo; o repouso, a recuperação de energias. Hátambém outras formas de motivação; como a busca de uma nova identidade ou até um reencontro das origens como é posto no texto.
O autor em seu texto cita e correlaciona o turismo e o capitalismo revelandoassim uma dimensão histórica e social. Foi a partir da Revolução Industrial que se deu o desenvolvimento do turismo atual. Antes da Revolução Industrial as pessoas produziam seus produtos e oscomercializavam em casa, os artesãos são exemplos desse tipo de trabalhadores. Com o crescimento industrial esses trabalhadores começaram a trabalhar nas fábricas. Houve a redefinição social dos espaços,passou a existir o espaço de produção e o espaço de reprodução social. Com tamanha mudança houve também a redefinição do tempo, ou seja, os trabalhadores passaram a ter o tempo de trabalho (horaslaborais) e o tempo livre (horas não laborais).O tempo livre passa a ser entendido então como uma recompensa ao esforço do período de trabalho e uma necessidade para a realização do próximo trabalho.
Com amelhoria dos transportes também após a Revolução Industrial as viagens se tornaram mais agradáveis e rápidas. As viagens passaram de interesse acadêmico para a fruição do tempo disponível ou tempo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Capitulo 2
  • Capitulo 2
  • CAPITULO 2
  • CApitulo 2
  • Capitulo 2
  • Capitulo 2
  • CAPITULO 2
  • Capitulo 2

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!